dc.contributor.author | Sabatine, Mirela de Lima | |
dc.date.accessioned | 2021-06-28T23:51:44Z | |
dc.date.available | 2021-06-28T23:51:44Z | |
dc.date.issued | 2021-03-17 | |
dc.identifier.citation | SABATINE, Mirela de Lima. Análise de analogias em livros didáticos de química envolvendo o conceito de modelos atômicos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14450. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14450 | |
dc.description.abstract | This work describes a research involving the use of analogies related to scientific development and its use in the classroom in order to approximate the scientific concepts of students through their previous knowledge. Following the methodology involving the analysis of analogies proposed by Curtis and Reigeluthe (1984) and the TWA model (Teaching with Analogies) by Harrinson and Treagust (1993), the analogies were analyzed, focusing on Atomic Models and Periodicity, presented in five textbooks adjusted in the National Textbook Plan for the 2018 triennium. | por |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Analogias | por |
dc.subject | Modelos Atômicos | por |
dc.subject | Periodicidade | por |
dc.title | Análise de analogias em livros didáticos de química envolvendo o conceito de modelos atômicos | por |
dc.title.alternative | Analysis of analogies in chemistry school books involving the concept of atomic models | por |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Benedetti Filho, Edemar | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5963704923612696 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho descreve uma pesquisa envolvendo a utilização de analogias relacionadas ao desenvolvimento científico e sua utilização em sala de aula com o intuito de aproximar os conceitos científicos dos estudantes através do seu conhecimento prévio. Seguindo a metodologia envolvendo as análises de analogias propostas por Curtis e Reigeluthe (1984) e ao modelo TWA (Teaching with Analogies) de Harrinson e Treagust (1993), analisaram-se as analogias, com enfoque em Modelos Atômicos e Periodicidade, presentes em cinco livros didáticos aprovados no Plano Nacional do Livro Didático para o triênio de 2018. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8424944939651884 | por |
dc.publisher.course | Química - QL-So | por |