Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorAlves, Helder Vasconcelos
dc.date.accessioned2021-07-01T16:29:51Z
dc.date.available2021-07-01T16:29:51Z
dc.date.issued2021-06-16
dc.identifier.citationALVES, Helder Vasconcelos. Automatização de planilha para cálculo da tarifa do transporte público urbano pelo método Leonês. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14492.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14492
dc.description.abstractThe demand for the urban public transport system in Brazil has been declining gradually in recent years. Factors, such as the low quality of service provision and the growing value of fares, have kept users away, especially those with lower incomes, from this mode of transportation. The quality of the service provided can be attributed to several factors, from errors in the design of the transport system to poor quality in the roads used by the buses. The high cost of the tariff, on the other hand, is linked, at first, to the increase in the prices of some elements (fuel, taxes, administrative expenses) and, later, to the lack of structure (human, material, tools) in the tariff administration. The calculation methods used by cities for the most part are outdated or obsolete, requiring new ways of calculating the value of tariffs. Thus, the automation of calculation methods means that the competent bodies and designers spend less time on operational demands and can focus on more in-depth analyzes of the costs of the urban public transport system. This study will focus on automating one of these calculation methods, Leonês, proposed by Ferraz in 1999. Such automation will be performed in Microsoft Excel using the software's own programming language, called VBA (Visual Basic for Applications). Finally, the following results were obtained: the final calculation spreadsheet, considerations in the design of the spreadsheet and future ideas for possible improvements in the built program.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTransporte públicopor
dc.subjectTarifapor
dc.subjectAutomaçãopor
dc.subjectVBApor
dc.subjectÔnibuspor
dc.subjectMétodo Leonêspor
dc.titleAutomatização de planilha para cálculo da tarifa do transporte público urbano pelo método Leonêspor
dc.title.alternativeWorksheet automation for calculating urban public transport tariffs using the Leonese methodpor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Hirosue, Fernando Hideki
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4091598921285700por
dc.description.resumoA demanda do sistema de transporte coletivo urbano no Brasil tem caído gradualmente nos últimos anos. Fatores, como a baixa qualidade na prestação do serviço e crescente valor das tarifas, têm afastado os usuários, principalmente os de menor renda, deste modo de transporte. A qualidade da prestação do serviço pode ser atribuída a vários fatores, desde erros no projeto do sistema de transporte até má qualidade nas próprias vias utilizadas pelos ônibus. Já o alto custo da tarifa está atrelado, em primeiro momento, à elevação dos preços de alguns elementos (combustível, tributos, despesas administrativas) e, posteriormente, à falta de estrutura (humana, material, ferramentas) na administração tarifária. Os métodos de cálculo utilizados pelas cidades, em sua grande parte, estão defasados ou obsoletos, sendo necessárias novas formas de se calcular o valor das tarifas. Assim, a automatização dos métodos de cálculos faz com que os órgãos competentes e projetistas levem menos tempo com demandas operacionais e possam focar em análises mais profundas sobre os custos do sistema de transporte coletivo urbano. Portanto, este estudo terá como foco automatizar um desses métodos de cálculo, o Leonês, proposto por Ferraz em 1999. Tal automatização será executada no Microsoft Excel através da linguagem de programação própria do software, denominada VBA (Visual Basic for Applications). Por fim, foram obtidos como resultados: a planilha final de cálculo, considerações na concepção da planilha e ideias futuras de melhorias possíveis no programa construído.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::OPERACOES DE TRANSPORTESpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO DE TRANSPORTESpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0926198775310390por
dc.publisher.courseEngenharia Civil - ECivpor


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil