dc.contributor.author | Santos, Jéssica Fernandes dos | |
dc.date.accessioned | 2021-07-02T21:02:47Z | |
dc.date.available | 2021-07-02T21:02:47Z | |
dc.date.issued | 2019-12-06 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Jéssica Fernandes dos. Análise da evolução de indicadores do número de usuários de transporte público urbano na cidade de Bauru-SP. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14500. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14500 | |
dc.description.abstract | The present work sought to analyze the evolution of the number of users of the public transport system in Bauru city over the period from 2008 to 2018. Knowing how the use of public transport is going is of fundamental importance for the development of public policies in terms of what it says, respect to mobility, social inclusion, urban planning, reduction of environmental damage, among others. For this, the Index of Passengers per Kilometer (IPK) was used, which reflects the use of public transport, and the Index of Equivalent Passengers per Kilometer (IPKe). The calculation of the IPK and the IPKe values was performed based on data provided by the Municipal Urban and Rural Development Company of Bauru (EMDURB), which coordinates the city's transit and transport system. The data used were the Tariff Evolution, Passenger Evolution, and Mileage covered by the system. With the values of IPK and IPKe calculated monthly during the analyzed period, it was concluded that the use of public transport in the city of Bauru follows the national trend, presenting a period of stagnation in the public transport system. Although the values found are within the expected range for the size of the municipality (being consistent with the national average), the low IPK and IPKe values indicate a lower use of the system. The IPKe is an index that directly reflects on the calculation of the tariff, so when this index drops, the tariff tends to increase, and this can drive even more users away from the system. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Tarifa | por |
dc.subject | Transporte coletivo urbano | por |
dc.subject | Ônibus | por |
dc.subject | IPK | por |
dc.subject | Bauru-SP | por |
dc.title | Análise da evolução de indicadores do número de usuários de transporte público urbano na cidade de Bauru-SP | por |
dc.title.alternative | Analysis of urban transportation users numbers indicators evolution in Bauru city (SP) | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Hirosue, Fernando Hideki | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4091598921285700 | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho buscou analisar a evolução do número de usuários do sistema de transporte público no município de Bauru ao longo do período de 2008 a 2018. Saber como anda a utilização do transporte público é de fundamental importância para a elaboração de políticas públicas no que diz respeito a mobilidade, inclusão social, planejamento urbano, redução de danos ambientais, entre outros. Para isso foram utilizados o Índice de Passageiros por Quilômetro (IPK), que reflete o grau de utilização do transporte público e o Índice de Passageiros Equivalentes por Quilômetro (IPKe). O cálculo dos valores de IPK e IPKe foram realizados com base nos dados disponibilizados pela Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (EMDURB), que coordena o sistema de transito e transporte do município. Os dados utilizados foram o Histórico de Tarifas, Histórico de Passageiros e Histórico da Quilometragem percorrida. Com os valores de IPK e IPKe calculados mensalmente durante o período analisado, concluiu-se que a utilização do transporte público no município de Bauru acompanha a tendência nacional, apresentando um período de estagnação do sistema de transporte público. Embora os valores encontrados estejam dentro do esperado para o porte do município, sendo coerente com a média nacional, os valores de IPK e IPKe baixos indicam uma menor utilização do sistema. O IPKe é um índice que reflete diretamente no cálculo da tarifa a ser cobrada, assim, quando este índice apresenta queda, a tarifa tende a aumentar, e isso pode afastar ainda mais usuários do sistema. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::OPERACOES DE TRANSPORTES | por |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/2917517904317097 | por |
dc.publisher.course | Engenharia Civil - ECiv | por |