dc.contributor.author | Chiuzuli, Fernanda Rocha | |
dc.date.accessioned | 2021-07-03T12:58:58Z | |
dc.date.available | 2021-07-03T12:58:58Z | |
dc.date.issued | 2021-02-25 | |
dc.identifier.citation | CHIUZULI, Fernanda Rocha. Analysis of tool traverse speed in Friction Stir Welding of AZ31 Magnesium alloy thin plates. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14505. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14505 | |
dc.description.abstract | The automotive industry's great interest in lightweight materials, such as
magnesium alloy AZ31, reflects the growing importance of reducing cars' weight.
One of the challenges of using such alloys is that their welding using conventional
fusion methods does not result in good mechanical properties. The low corrosion
resistance typical of these alloys makes it necessary to search for new welding
methods, such as solid-state processes as Friction Stir Welding (FSW). However,
the literature about AZ31 magnesium alloys welded by FSW revealed the
absence of a consensus on the best process parameters for thin plates' welding
as plates used in automotive seats. Therefore, this work aims to analyze the best
combinations of parameters to weld a 2 mm thick AZ31 magnesium plate by FSW
to obtain welds without defects and with good mechanical performance. To meet
this objective, AZ31 plates were welded in two configurations (butt - BW and
overlap – OW), varying only the tool traverse speed, and their mechanical
properties were analyzed by tensile, shear, three-point bending tests, and
microhardness, and the microstructure was observed by optical microscopy.
About the surface finish, the lowest speeds resulted in flashes formation due to
high-temperature development. For BWs, the UTS average increased when the
speed increased until 2 m/min, becoming constant for speeds upper to 2m/min.
For OWs, shear stress values initially increased due to grain refining, however
decreasing with high speeds due to the formation of the large voids. The
hardness profiles were not affected a lot by speed, since its increase resulted in
grain refinement. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | eng | eng |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | AZ31 | por |
dc.subject | Ligas de Magnésio | por |
dc.subject | Solda por fricção e mistura | por |
dc.subject | Soldagem no estado sólido | por |
dc.subject | Solda topo a topo | por |
dc.subject | Solda com sobreposição | por |
dc.subject | Magnesium Alloys | eng |
dc.subject | Friction Stir Welding | eng |
dc.subject | Solid-state welding | eng |
dc.subject | Butt Joint Configuration | eng |
dc.subject | Overlap Joint Configuration | eng |
dc.title | Analysis of tool traverse speed in Friction Stir Welding of AZ31 Magnesium alloy thin plates | eng |
dc.title.alternative | Análise da velocidade de avanço da ferramenta na soldagem por fricção no estado sólido de placas finas da liga de magnésio AZ31 | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Kiminami, Claudio Shyinti | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5443002033733395 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Gargarella, Piter | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4641435644243916 | por |
dc.description.resumo | O grande interesse da indústria automotiva por materiais leves, como a
liga de magnésio AZ31, reflete a crescente importância de reduzir o peso dos
carros. Um dos desafios do uso dessas ligas é que a soldagem por métodos
convencionais de fusão não resulta em boas propriedades mecânicas. A baixa
resistência à corrosão, típica dessas ligas, torna necessária a busca por novos
métodos de soldagem, como o processo de soldagem por fricção no estado
sólido (FSW). Contudo, a literatura sobre as ligas de magnésio AZ31 soldadas
pelo FSW revelou a ausência de consenso sobre os melhores parâmetros de
processo para soldagem de chapas finas, tais quais utilizadas em assentos
automotivos. Portanto, este trabalho tem como objetivo analisar as melhores
combinações de parâmetros para soldar uma placa de magnésio AZ31 de 2 mm
de espessura por FSW para obter soldas sem defeitos e com bom desempenho
mecânico. Para atender a esse objetivo, as placas AZ31 foram soldadas em duas
configurações (topo (BW) e sobreposição (OW)), variando, apenas, a velocidade
de deslocamento da ferramenta, e suas propriedades mecânicas foram
analisadas por ensaios de tração, cisalhamento, flexão em três pontos e
microdureza, a microestrutura foi observada por microscopia óptica. Sobre o
acabamento superficial, as menores velocidades resultaram na formação de
flashes devido ao desenvolvimento de altas temperaturas. Para BWs, o UTS
médio aumentou com o aumento da velocidade até 2 m/min. Para OWs, os
valores de tensão de cisalhamento inicialmente aumentaram, devido ao refino
de grão, porém diminuíram com altas velocidades devido à formação de grandes
vazios. Os perfis de dureza não foram muito afetados pela velocidade, já que
seu aumento resultou no refinamento de grão. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais - PPGCEM | por |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: Código de Financiamento 001 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8026343430661637 | por |