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dc.contributor.authorPaiva, Carolina Trindade
dc.date.accessioned2021-07-16T21:41:23Z
dc.date.available2021-07-16T21:41:23Z
dc.date.issued2021-06-07
dc.identifier.citationPAIVA, Carolina Trindade. Estudo de caso de estabilização de taludes em área urbana com estruturas mistas de solo grampeado e cortina atirantada. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14613.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14613
dc.description.abstractIn Brazil, earth retaining structures have been frequently used as a resource to improve urban areas utilization. The increase of urbanization and demographic index demands, as a side effect, the use of underground parking fields, tunnels, and new urban roads. To extend urban space and provide security against soil collapses, studies in geotechnical engineering are crucial and need to be constantly improved. Due to the diversity of geological contexts, careful and detailed analyses must choose the most appropriate earth retaining structure. In this sense, this work has studied and discussed two types of earth retaining systems that are the most applied by civil engineering in urban roads: soil-nailed and anchored walls. We review the literature regarding the two systems and the main calculation methods for slope stability analysis. Particularly, it was studied slope stability cases of two cut walls implemented in an avenue expansion project at Salvador city, state of Bahia. The analysis of the results indicated that the mixed use of soil-nailed and anchored wall for slope stability of a cut wall was the most coherent solution in terms of technical and economic feasibility.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstabilidade de taludespor
dc.subjectSolo grampeadopor
dc.subjectCortina atirantadapor
dc.subjectSlope stabilitypor
dc.subjectAnchored wallpor
dc.subjectSoil-nailed wallpor
dc.titleEstudo de caso de estabilização de taludes em área urbana com estruturas mistas de solo grampeado e cortina atirantadapor
dc.title.alternativeA case study of slope stability in urban area with mixed structures of soil-nailed and anchored wallpor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Bonuccelli, Teresinha de Jesus
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1193172622501312por
dc.description.resumoNo Brasil, tem sido muito comum buscar as obras de contenções como recursos para melhorar o aproveitamento de espaços urbanos. Com o aumento da urbanização e do índice populacional, surgem demandas por estacionamentos no subsolo, abertura de túneis e novas vias urbanas, por exemplo. Para a ampliação do espaço e a segurança contra desmoronamentos, os estudos em engenharia geotécnica são fundamentais e precisam estar em constante aperfeiçoamento. Devido à diversidade de contextos geológicos encontrados, análises cuidadosas e detalhadas são necessárias para a escolha do sistema de estabilzação e contenção mais adequado. Assim, nesse trabalho foram estudados e discutidos dois tipos de sistemas de estabilização de taludes bastante utilizados pela engenharia em vias urbanas: solo grampeado e cortina atirantada. Foi realizado um apanhado da literatura sobre os dois sistemas e respectivos métodos de dimensionamento e análises de estabilidade. Particularmente, estudou-se o caso da estabilização de dois cortes executados na ampliação de uma avenida na cidade de Salvador, Bahia. Concluiu-se que o uso misto de solo grampeado e cortina atirantada para estabilização dos taludes de corte foi a solução mais coerente em termos de viabilidade técnica e econômica.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3948859432677203por
dc.publisher.courseEngenharia Civil - ECivpor


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