dc.contributor.author | Sousa, Dandara Pereira | |
dc.date.accessioned | 2021-07-20T23:17:18Z | |
dc.date.available | 2021-07-20T23:17:18Z | |
dc.date.issued | 2021-01-14 | |
dc.identifier.citation | SOUSA, Dandara Pereira. Espaços de cuidado terapêuticos ocupacionais como estratégias de resistência e promoção das ações afirmativas e da equidade racial nos espaços universitários. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14638. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14638 | |
dc.description.abstract | It is understood that racism and sexism are markers of the Brazilian social structure and play
an extremely important role in the constitution of the country's inequalities and exclusions.
These are social problems that historically reflect on the daily lives of the black population.
One of the reflexes brought up by this question is the minority number of black students
entering higher education and the difficulty of staying in universities. The project Safe Space:
host and coping strategies to everyday violence of racism and sexism [Espaço seguro:
acolhimento e estratégias de enfrentamento às violências cotidianas do racismo e do
machismo] aimed to understand what are the impacts of racism on the daily lives of black
university students, as well as their individual strategies to resist racial inequality within the
academic environment . Thus, a group was formed to develop collective activities, and
listening spaces for mapping and welcoming situations related to the daily racism
experienced by participants. The knowledge in occupational therapy and the powers brought
by human activities were used as tools for building these Collective Meetings. The project
seeks to contribute to the construction of institutional proposals and policies, changes in the
context of epistemic inequality, the effectiveness of affirmative action policies and student
permanence and, consequently, the construction of a more egalitarian higher education
environment. The present work is composed of the contextualization of racism in Brazil and
Higher Education, propositions of occupational therapy that contribute to affirmative actions,
reports and reflections on the experiences of Espaço Seguro in 2019 | por |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Terapia Ocupacional | por |
dc.subject | Racismo | por |
dc.subject | Sexismo | por |
dc.subject | Negritude | por |
dc.subject | Acolhimento | por |
dc.title | Espaços de cuidado terapêuticos ocupacionais como estratégias de resistência e promoção das ações afirmativas e da equidade racial nos espaços universitários | por |
dc.title.alternative | Occupational therapeutic care spaces as resistance strategies and promotion of affirmative actions and racial equity in university spaces | por |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Carla Regina | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6417501858864106 | por |
dc.description.resumo | Compreende-se que o racismo e machismo são marcadores da estrutura social brasileira e
apresentam papel extremamente importante na constituição das desigualdades e exclusões
do país. São mazelas sociais que historicamente refletem no cotidiano da população negra.
Um dos reflexos trazidos por tal questão é o minoritário número de ingressantes negros a
educação superior e a dificuldade de permanência nas universidades. O projeto Espaço
seguro: acolhimento e estratégias de enfrentamento às violências cotidianas do racismo e
do machismo teve como intenção compreender quais são os impactos do racismo no
cotidiano de universitários negros, bem como, as suas estratégias individuais de resistência
a desigualdade racial dentro do ambiente acadêmico. Assim, formou-se um grupo para o
desenvolvimento de atividades em coletivo, e espaços de escuta para o mapeamento e
acolhimento das situações relacionadas ao racismo cotidiano vivido pelos participantes. Os
conhecimentos em terapia ocupacional e as potências trazidas pelas atividades humanas
foram utilizados como ferramentas para construção destes Encontros Coletivos. Com o
projeto busca-se contribuir para a construção de propostas e políticas institucionais,
mudança no quadro de desigualdade epistêmica, efetividade das políticas de ações
afirmativas e de permanência estudantil e, consequentemente, construção de um ambiente
de educação superior mais igualitário. O presente trabalho é composto pela
contextualização do racismo no Brasil e Ensino Superior, proposições da terapia
ocupacional que contribuem com as ações afirmativas, relatos e reflexões sobre as
experiências do Espaço Seguro no ano de 2019. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/5158613233436365 | por |
dc.publisher.course | Terapia Ocupacional - TO | por |