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dc.contributor.authorKrauser, Guilherme de Almeida
dc.date.accessioned2021-07-30T14:11:35Z
dc.date.available2021-07-30T14:11:35Z
dc.date.issued2019-06-24
dc.identifier.citationKRAUSER, Guilherme de Almeida. Análise da demanda de vagas de estacionamento na Universidade Federal de São Carlos - Campus São Carlos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14685.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14685
dc.description.abstractThe demand for parking spaces at the Federal University of São Carlos increases year after year with the inclusion of an increasing number of courses and students enrolled in on-site undergraduate and graduate programs. The analysis of this demand can be done considering the UFSCar campus as a Travel Generator Hub, since, based on that, it is possible to characterize the types of trips attracted to this establishment. This enables the use of methods (such as the CET (1983) or the ITE (2008)) that specifically preach about travel demand in higher education institutions. Still looking at the current situation of vacancies offered on campus, a study is needed to determine if they, in general, meet specifications dictated by transit agencies in Brazil. This study is also related to the arrangement of parking spaces. Vehicles parked on the São Carlos campus were counted on five different dates to define the critical demand and, in a later stage, the value obtained was compared with the number of spaces that the Nunes Method (2005) dictates to be necessary. The current deficit is approximately one thousand vacancies, showing that now and in a ten-year horizon, the demand will not be met. A comparison was also made with other existing methods: that of CET (1983) has the number of spaces met, while those of DENATRAN (2001) and São Carlos (2011) do not.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDemandapor
dc.subjectVagaspor
dc.subjectEstacionamentopor
dc.subjectUniversidade Federal de São Carlospor
dc.titleAnálise da demanda de vagas de estacionamento na Universidade Federal de São Carlos - Campus São Carlospor
dc.title.alternativeAnalysis of the parking spaces demand at the Federal University of São Carlos - Campus São Carlospor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Hirosue, Fernando Hideki
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4091598921285700por
dc.description.resumoA demanda por vagas de estacionamento na Universidade Federal de São Carlos aumenta ano após ano com a inclusão de um número cada vez maior de cursos e alunos matriculados na graduação presencial e em programas de pós-graduação. A análise desta demanda pode ser feita considerando o campus da UFSCar como um Polo Gerador de Viagens, já que, a partir disso, é possível caracterizar os tipos de viagens atraídas a este estabelecimento. Isto possibilita o uso de métodos (como o da CET (1983) ou do ITE (2008)) que pregam especificamente sobre a demanda de viagens em instituições de ensino superior. Olhando ainda a situação atual das vagas oferecidas no campus, se faz necessário um estudo para determinar se elas, de maneira geral, atendem especificações ditadas por órgãos de trânsito do Brasil. Este estudo se relaciona também com a disposição das vagas nos estacionamentos. Foi feita a contagem de veículos estacionados no campus São Carlos em cinco datas distintas para definir a demanda crítica e, em etapa posterior, o valor obtido foi comparado com o número de vagas que o Método de Nunes (2005) dita ser o necessário. O déficit existente atualmente é de aproximadamente mil vagas, mostrando que agora e em um horizonte de dez anos, a demanda não será atendida. Ainda foi feita a comparação com outros métodos existentes: o da CET (1983) tem o número de vagas necessárias atendidas, ao passo que o do DENATRAN (2001) e o de São Carlos (2011), não.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::OPERACOES DE TRANSPORTESpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO DE TRANSPORTESpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8848491611175375por
dc.publisher.courseEngenharia Civil - ECivpor


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