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dc.contributor.authorSamú, Gustavo Brito
dc.date.accessioned2021-08-20T14:15:52Z
dc.date.available2021-08-20T14:15:52Z
dc.date.issued2021-01-06
dc.identifier.citationSamú, Gustavo Brito. Análise dos determinantes de estrutura de capital das principais empresas do setor de transporte aéreo civil brasileiro. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14781.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14781
dc.description.abstractThere is still no consensus in the financial literature regarding the companies’ capital structure determinants. This discussion has been going on since Durant (1952) proposed the traditional theory - which predicts that there is an ideal configuration of the way companies finance themselves - and was opposed by Modigliani and Miller (1958) - who developed the theory that there is no ideal configuration. Since then, several empirical studies have been developed to test these theses and new ideas have emerged on the subject. However, most of these studies have been carried out in markets quite different from the Brazilian one and, even in these, definitive convictions about the theoretical assumptions of the subject have not yet been defined. This work aims to continue these empirical studies by validating theoretical hypotheses based on data collected from the financial statements of the 3 largest companies in the Brazilian civil air transport sector. For this, using quarterly accounting data extracted from the websites of the companies studied, the statistical technique of multiple linear regression was used, which allowed to evaluate the relationship (positive or negative) between the defined accounting indices and to test the hypotheses raised. The results suggest that the profitability factor is decisive for the companies' capital structure and does not allow us to draw any further conclusions about the others.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDeterminantes de estrutura de capitalpor
dc.subjectRegressão linear múltiplapor
dc.subjectEndividamentopor
dc.titleAnálise dos determinantes de estrutura de capital das principais empresas do setor de transporte aéreo civil brasileiropor
dc.title.alternativeAnalysis of the capital structure determinants of the main companies in the Brazilian civil air transport sectorpor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Rossetti, Nara
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4382669390423432por
dc.description.resumoAinda não há consenso na literatura financeira a respeito dos determinantes de estrutura de capital das empresas. Essa discussão acontece desde que Durant (1952) propôs a teoria tradicional – que prevê que existe uma configuração ideal da forma como as empresas se financiam – e foi contraposto por Modigliani e Miller (1958) – que desenvolveram a teoria de que não há a configuração ótima idealizada. A partir daí, diversos estudos empíricos foram desenvolvidos de forma a testar essas teses e novas ideias surgiram a respeito do tema. Entretanto, a maioria desses estudos foi feita em mercados bastante diferentes do brasileiro e, mesmo nesses, ainda não surgiram convicções definitivas sobre os pressupostos teóricos do assunto. Este trabalho visa dar sequência a esses estudos empíricos ao validar hipóteses teóricas a partir de dados coletados das demonstrações financeiras das 3 maiores empresas do setor de transporte aéreo civil brasileiro. Para isso, a partir de dados contábeis trimestrais extraídos dos websites das empresas estudadas, foi utilizada a técnica estatística de regressão linear múltipla, que permitiu avaliar a relação (positiva ou negativa) entre os índices contábeis definidos e testar as hipóteses levantadas. Os resultados sugerem que o fator rentabilidade é determinante para a estrutura de capital das empresas e não nos permite tirar maiores conclusões a respeito dos demais.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::ESTUDO DE MERCADOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4382669390423432por
dc.publisher.courseEngenharia de Produção - EP-Sopor


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