dc.contributor.author | Lima, Michele Cravo de | |
dc.date.accessioned | 2021-09-13T12:16:43Z | |
dc.date.available | 2021-09-13T12:16:43Z | |
dc.date.issued | 2021-06-16 | |
dc.identifier.citation | LIMA, Michele Cravo de. Efeito do processo de usinagem no comportamento de corrosão sob tensão do aço SAE 1020. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14886. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14886 | |
dc.description.abstract | Corrosion is a natural phenomenon that causes a reduction in the life of components made with metallic and non-metallic materials. This process remains in constant research in order to be avoided by industries through detection techniques and anticorrosive methods. One type of high impact corrosion is stress corrosion cracking (CST), a phenomenon that occurs when a (susceptible) metal is exposed to an aggressive environment and, at the same time, it is tensioned, a very common situation in oil pipelines. Considering the importance of increasing the life of components by reducing the effects of corrosion and knowing that most parts produced are finished by material removal processes and these processes generate defects on the surfaces that can lead the component to premature failure, this research aims to understand the effect of machining on the life of a SAE 1020 steel subjected to CST. For this purpose, specimens of the aforementioned material were turned under different feed rates and exposed to an aggressive environment (NaOH solution), at a temperature of 55°C, and subjected to a fixed tensile load, according to ASTM G49- 85. In addition to the CST tests, specimens were made for corrosion tests by immersion in the same solution, in order to determine the effect of stress. The results obtained showed that the parts machined with higher feed values were more degraded, both in generalized corrosion and in CST. In the first case, alveolar corrosion on the surface was verified, while in the second, crack formation was noted. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Materiais metálicos | por |
dc.subject | Acabamento | por |
dc.subject | Torneamento | por |
dc.subject | Corrosão alveolar | por |
dc.title | Efeito do processo de usinagem no comportamento de corrosão sob tensão do aço SAE 1020 | por |
dc.title.alternative | Effect of the machining process on corrosion behavior under tension of SAE 1020 steel | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Ventura, Carlos Eiji Hirata | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1689198421096127 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Rovere, Carlos Della | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8141224513975606 | por |
dc.description.resumo | Corrosão é um fenômeno natural que causa redução da vida de componentes
fabricados com materiais metálicos e não metálicos. A fim de ser evitado pelas
indústrias, tal processo tem sido constantemente investigado, assim como técnicas
de detecção e métodos anticorrosivos. Um tipo de corrosão de grande impacto é a
corrosão sob tensão (CST), fenômeno que ocorre quando um metal (suscetível) é
exposto a um meio agressivo e, ao mesmo tempo, é tensionado trativamente,
situação bastante comum em dutos de petróleo. Tendo em vista a importância de se
aumentar a vida de componentes por meio da redução dos efeitos da corrosão e
sabendo que a maior parte das peças produzidas tem seu acabamento feito por
processos que envolvem remoção de material e estes processos geram defeitos nas
superfícies que podem levar o componente à falha prematura, esta pesquisa visa
compreender o efeito da usinagem na vida de um aço SAE 1020 submetido à CST.
Para isso, corpos de prova do material citado foram torneados com diferentes
condições de avanço e expostos em um ambiente agressivo (solução de NaOH), a
uma temperatura de 55°C, e submetidos simultaneamente a uma carga fixa de
tração, conforme a norma ASTM G49-85. Além dos ensaios de CST, foram
confeccionados corpos de prova para ensaios de corrosão por imersão na mesma
solução, a fim de se determinar o efeito da tensão. Os resultados obtidos
demonstraram que peças usinadas com maiores valores de avanço são mais
degradadas, tanto em corrosão generalizada quanto em CST. No primeiro caso,
verificou-se corrosão alveolar na superfície, enquanto no segundo, notou-se a
formação de trincas. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica - PPGEMec | por |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROCESSOS DE FABRICACAO | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: código de financiamento - 001 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/4039944285477990 | por |