Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorLima, Bruno Joaquim
dc.date.accessioned2021-10-01T11:39:00Z
dc.date.available2021-10-01T11:39:00Z
dc.date.issued2021-08-19
dc.identifier.citationLIMA, Bruno Joaquim. Metodologia para avaliação de City Building Games (CBG) no contexto da mobilidade urbana. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14951.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14951
dc.description.abstractThis dissertation seeks to propose a methodology for evaluating CBGs (City Building Games) that can help in the planning processes of urban mobility in Brazilian municipalities, from the perspective of National Urban Mobility Policy (PNMU). The criteria evaluated in the methodology are defined, based on Urban Mobility Plans (PMU) and Transit Oriented Development. Two of the main simulators, SC4 (SimCity 4) and C:S (Cities: Skylines), are evaluated based on the simulation of a region in the city of Araraquara. In this way, it is possible to compare the results and assess the strengths and weaknesses. The methodology allowed us to analyze the CBGs from the perspective of urban mobility, showing the various possibilities for building and evaluating scenarios and allowing the understanding of the impacts over time of a given set of actions. However, the games focus essentially on motorized vehicles (private or collective), leaving the means of active mobility as secondary and not even addressing the issue of universal accessibility for people with disabilities (important issues of PMU). Another important point to highlight is the purely economic view of the city in the context of these games, making it necessary to reflect on how the proposed interventions will affect the social and political dimensions of the affected community.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectSimulaçãopor
dc.subjectMobilidadepor
dc.subjectPlanejamentopor
dc.subjectEngenharia urbanapor
dc.subjectSimulationeng
dc.subjectCity Building Gameeng
dc.subjectMobilityeng
dc.subjectPlanningeng
dc.subjectUrban engineeringeng
dc.titleMetodologia para avaliação de City Building Games (CBG) no contexto da mobilidade urbanapor
dc.title.alternativeMethodology for evaluating City Building Games (CBG) in the context of urban mobilityeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Melanda, Edson Augusto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1554762456965991por
dc.contributor.advisor-co1Bueno, Cristiane
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2049901634471620por
dc.description.resumoEsta dissertação busca propor uma metodologia para avaliação dos CBGs (City Building Games) que podem auxiliar nos processos de planejamento da mobilidade urbana nos municípios brasileiros, sob a ótica da PNMU (Política Nacional de Mobilidade Urbana). Define-se quais serão os critérios avaliados na metodologia, com base nos PMUs (Planos de Mobilidade Urbana) e no DOTS (Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável). São avaliados dois dos principais simuladores, SC4 (SimCity 4) e C:S (Cities: Skylines), a partir da simulação de uma região da cidade de Araraquara. Desta forma, permite-se a comparação dos resultados e avaliação das potencialidades e deficiências. A metodologia permitiu analisar os CBGs sob a ótica da mobilidade urbana, mostrando que as diversas possibilidades de construção e avaliação de cenários e permitindo o entendimento dos impactos ao longo do tempo de um determinado conjunto de ações. Entretanto, os jogos tem foco essencialmente em veículos motorizados (privados ou coletivos), deixando como secundários os meios de mobilidade ativa e nem abordando a questão da acessibilidade universal para pessoas com deficiência (questões importantes dos PMUs). Outro ponto importante a se destacar é a visão puramente econômica da cidade no contexto destes jogos, fazendo-se necessário a reflexão de como as intervenções propostas afetarão as dimensões sociais e políticas da comunidade afetada.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Urbana - PPGEUpor
dc.subject.cnpqENGENHARIASpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: código de financiamento - 001por
dc.description.sponsorshipIdCNPqpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1931037167472430por


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution 3.0 Brazil