dc.contributor.author | Lima, Bruno Joaquim | |
dc.date.accessioned | 2021-10-01T11:39:00Z | |
dc.date.available | 2021-10-01T11:39:00Z | |
dc.date.issued | 2021-08-19 | |
dc.identifier.citation | LIMA, Bruno Joaquim. Metodologia para avaliação de City Building Games (CBG) no contexto da mobilidade urbana. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14951. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14951 | |
dc.description.abstract | This dissertation seeks to propose a methodology for evaluating CBGs (City Building Games)
that can help in the planning processes of urban mobility in Brazilian municipalities, from the
perspective of National Urban Mobility Policy (PNMU). The criteria evaluated in the methodology
are defined, based on Urban Mobility Plans (PMU) and Transit Oriented Development.
Two of the main simulators, SC4 (SimCity 4) and C:S (Cities: Skylines), are evaluated based
on the simulation of a region in the city of Araraquara. In this way, it is possible to compare
the results and assess the strengths and weaknesses. The methodology allowed us to analyze
the CBGs from the perspective of urban mobility, showing the various possibilities for building
and evaluating scenarios and allowing the understanding of the impacts over time of a
given set of actions. However, the games focus essentially on motorized vehicles (private or
collective), leaving the means of active mobility as secondary and not even addressing the
issue of universal accessibility for people with disabilities (important issues of PMU). Another
important point to highlight is the purely economic view of the city in the context of these
games, making it necessary to reflect on how the proposed interventions will affect the social
and political dimensions of the affected community. | eng |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | por |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Simulação | por |
dc.subject | Mobilidade | por |
dc.subject | Planejamento | por |
dc.subject | Engenharia urbana | por |
dc.subject | Simulation | eng |
dc.subject | City Building Game | eng |
dc.subject | Mobility | eng |
dc.subject | Planning | eng |
dc.subject | Urban engineering | eng |
dc.title | Metodologia para avaliação de City Building Games (CBG) no contexto da mobilidade urbana | por |
dc.title.alternative | Methodology for evaluating City Building Games (CBG) in the context of urban mobility | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Melanda, Edson Augusto | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1554762456965991 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Bueno, Cristiane | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2049901634471620 | por |
dc.description.resumo | Esta dissertação busca propor uma metodologia para avaliação dos CBGs (City Building Games)
que podem auxiliar nos processos de planejamento da mobilidade urbana nos municípios
brasileiros, sob a ótica da PNMU (Política Nacional de Mobilidade Urbana). Define-se quais
serão os critérios avaliados na metodologia, com base nos PMUs (Planos de Mobilidade Urbana)
e no DOTS (Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável). São avaliados dois
dos principais simuladores, SC4 (SimCity 4) e C:S (Cities: Skylines), a partir da simulação
de uma região da cidade de Araraquara. Desta forma, permite-se a comparação dos resultados
e avaliação das potencialidades e deficiências. A metodologia permitiu analisar os CBGs
sob a ótica da mobilidade urbana, mostrando que as diversas possibilidades de construção e
avaliação de cenários e permitindo o entendimento dos impactos ao longo do tempo de um
determinado conjunto de ações. Entretanto, os jogos tem foco essencialmente em veículos
motorizados (privados ou coletivos), deixando como secundários os meios de mobilidade ativa
e nem abordando a questão da acessibilidade universal para pessoas com deficiência (questões
importantes dos PMUs). Outro ponto importante a se destacar é a visão puramente econômica
da cidade no contexto destes jogos, fazendo-se necessário a reflexão de como as intervenções
propostas afetarão as dimensões sociais e políticas da comunidade afetada. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana - PPGEU | por |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: código de financiamento - 001 | por |
dc.description.sponsorshipId | CNPq | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1931037167472430 | por |