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dc.contributor.authorAlvarenga Junior, Luiz Carlos de
dc.date.accessioned2021-10-27T11:36:05Z
dc.date.available2021-10-27T11:36:05Z
dc.date.issued2021-07-12
dc.identifier.citationALVARENGA JUNIOR, Luiz Carlos de. Contribuição ao estudo do comportamento estrutural de terças pré-fabricadas em concreto protendido sem armadura transversal. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15052.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15052
dc.description.abstractPurlins are thin beams made without transverse reinforcement and are used in the roofing of precast warehouses. The object of study of this research, were precast concrete purlins, which had been produced by a company in the region of São Carlos - SP, and intended for the work already completed. However, these elements presented large deformations, causing visual discomfort in the occupants of the building, as a result, a system of semi-rigid connection through metal plates was adopted by the company. Because they are produced without the use of transverse reinforcement, and the Brazilian standards do not make prescriptions regarding the calculation of the shear force of prestressed purlins, this research was based on NBR 9062:2017, which allows parts of the project to be performed based on tests. Therefore, this work aimed to contribute to the study of the structural behavior of roof purlins, based on the existing database, the tests showed that the failure mode occurred near the diagonal tensile mechanism, and the expression that best describes this result is the EN1168. To evaluate the effectiveness of the connection proposed by the manufacturer, we chose to use non-destructive testing in a factory environment. The connection model adopted by the company proved to be satisfactory, and can be characterized as a semi-rigid connection with restriction factor αr = 0.30, but due to the limitations found in the factory, it was not possible to conduct the tests until failure, so it is not possible to say whether the connection maintains this behavior outside the elastic range.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTerça protendidapor
dc.subjectDesempenho estruturalpor
dc.subjectProva de cargapor
dc.subjectUtilização de estribospor
dc.subjectLigação semirrígidapor
dc.subjectPrestressed purlineng
dc.subjectStructural performanceeng
dc.subjectLoad testeng
dc.subjectTransverse reinforcementeng
dc.subjectSemi-rigid connectioneng
dc.titleContribuição ao estudo do comportamento estrutural de terças pré-fabricadas em concreto protendido sem armadura transversalpor
dc.title.alternativeContribution to the study of the structural behavior of precast prestressed concrete purlin without transverse reinforcementeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Ferreira, Marcelo de Araújo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4199122391532470por
dc.description.resumoTerças correspondem a vigas delgadas executadas sem armaduras transversais e são utilizadas nas coberturas de galpões pré-fabricados. O objeto de estudo desta pesquisa, foram terças pré-moldadas de concreto, que haviam sido produzidas por uma empresa da região de São Carlos – SP, e destinadas a obra já concluída. Porem estes elementos apresentaram grandes deformações, causando desconforto visual nos ocupantes da edificação, em consequência disto, foi adotado pela empresa um sistema de ligação semirrígida por meio de chapas metálicas. Pelo fato de serem produzidas sem o uso de armadura transversal, e as normas brasileiras não fazem prescrições quanto ao cálculo da força cortante de terças protendidas, esta pesquisa embasou-se na NBR 9062:2017 permite que partes do projeto sejam executados com base em ensaios. Logo este trabalho teve como objetivo contribuir com o estudo do comportamento estrutural de terças de cobertura, partindo da base de dados já existente, os ensaios mostraram que o modo de falha ocorreu próximo a mecanismo de tração diagonal, sendo a expressão que melhor descreve este resultado a EN1168. Para avaliação da efetividade da ligação proposta pelo fabricante, optou-se pelo uso da realização de ensaios não destrutíveis em ambiente de fábrica, o modelo de ligação adotado pela empresa, demonstrou-se satisfatório, podendo ser caracterizado como ligação semirrígida com fator de restrição αr = 0,30, porem pelas limitações encontradas em fabrica, não se pode conduzir os ensaios até a falha, não sendo possível assim afirmar se a ligação mante este comportamento fora do regime elástico.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civil - PPGECivpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURASpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4913324300033555por


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