Show simple item record

dc.contributor.authorZavatini, Ricardo de Mendonça
dc.date.accessioned2021-11-05T18:25:30Z
dc.date.available2021-11-05T18:25:30Z
dc.date.issued2021-09-30
dc.identifier.citationZAVATINI, Ricardo de Mendonça. Estratégias didáticas para o ensino de física: uma análise das tendências do MNPEF. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15072.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15072
dc.description.abstractDifficulties and problems in Physics teaching in basic education, especially in high school, are certainly not a recent issue, being responsible for conducting numerous researches aimed at investigating its causes and consequences. Criticisms of the so-called traditional teaching methods have made many teachers feel the need to look for different strategies, which correspond to the students' expectations. For this, programs such as the Professional National Masters in Physics Teaching (MNPEF) - a national postgraduate program of a professional nature, aimed at teachers who teach Physics - aim to qualify most Basic Education teachers in terms of mastery of content and current teaching techniques for application in the classroom. Given the dimensions achieved by this policy, it is natural to seek to investigate the results arising from the actions of this program. In this paper, we present an analysis of dissertations and educational products from the poles of the Southeast region of the MNPEF, from institutional and thematic-based descriptors, with the general objective of identifying the main teaching strategies that have been used by teachers of Basic Education Physics and its alignment with the research area in Physics teaching. The research, of a qualitative nature and carried out from a documental analysis, was essentially exploratory. The results showed that, reflecting the national scenario, most of the authors of dissertations/educational products from the poles in the Southeast region of the MNPEF are male, as well as the advisors of these poles. The most explored Physics contents belong to Electromagnetism, whose teaching is considered complex. From the point of view of teaching strategies, the one that stands out most is Experimentation, always highlighted in the literature in the field of research in Physics Teaching.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMestrado Nacional Profissional em Ensino de Físicapor
dc.subjectEstratégias de ensinopor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectPhysics educationen
dc.subjectNational Professional Master's Degree in Physics Educationen
dc.subjectTeaching strategiesen
dc.titleEstratégias didáticas para o ensino de física: uma análise das tendências do MNPEFpor
dc.title.alternativeTeaching strategies for physics education: an analysis of the MNPEF trendsen
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Gebara, Maria José Fontana
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6585493065968961por
dc.description.resumoAs dificuldades e problemas no Ensino de Física na educação básica, especialmente no ensino médio, certamente, não são um assunto recente, sendo responsáveis pela condução de uma enorme quantidade e diversidade de pesquisas que visam investigar suas causas e consequências. As críticas aos chamados métodos tradicionais de ensino têm feito com que muitos professores sintam necessidade procurar estratégias distintas, que correspondam às expectativas dos alunos. Para isso, programas como o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) - Programa nacional de pós-graduação de caráter profissional, voltado a professores que ensinam Física - tem como objetivo qualificar grande parte dos professores da Educação Básica quanto ao domínio de conteúdos e de técnicas atuais de ensino para aplicação em sala de aula. Diante das dimensões alcançadas por essa política, é natural que se procure investigar os resultados decorrentes das ações desse programa. Neste trabalho, apresentamos uma análise das dissertações e produtos educacionais provenientes dos polos da região Sudeste do MNPEF, a partir de descritores de base institucional e de base temática, com o objetivo geral de identificar as principais estratégias de ensino que vêm sendo utilizadas por professores de Física da educação básica e seu alinhamento com o que aponta a área de pesquisa em Ensino de Física. A pesquisa, de cunho qualitativo e realizada a partir de uma análise documental, foi essencialmente exploratória. Os resultados apontaram que, refletindo o cenário nacional, a maioria dos autores das dissertações/produtos educacionais dos polos da região Sudeste do MNPEF é do sexo masculino, assim como os orientadores desses polos. Os conteúdos de Física mais explorados pertencem ao Eletromagnetismo, cujo ensino é considerado complexo. Do ponto de vista das estratégias de ensino, a que mais se destaca é a Experimentação, sempre apontada com destaque na literatura da área de pesquisa em Ensino de Física.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3243871351221307por
dc.publisher.courseFísica - FL-Sopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil