dc.contributor.author | Farias, Alexandra Silva | |
dc.date.accessioned | 2021-11-23T12:41:39Z | |
dc.date.available | 2021-11-23T12:41:39Z | |
dc.date.issued | 2021-07-01 | |
dc.identifier.citation | FARIAS, Alexandra Silva. Estratégias de divulgação científica utilizando herbários como ferramenta de aproximação do público. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15140. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15140 | |
dc.description.abstract | Scientific divulgation, as a field of knowledge, needs a bigger amount of research that demonstrate which are the most efficient way to reach different publics and fulfill with its main objective, to approach Science and Society, and also complementing the Science Teaching in a way to allow a more critic formation about Science and Technology in general. Herbariums are a potential instrument to be used in scientific divulgation actions, they contribute specially to the diffusion of scientific knowledge on botany. In order to analyze if a biological collection is the right tool for scientific divulgation, this job has engaged to analyze perceptions of herbalists about Popular Science and Environmental Education. Therefore, we applied Discursive Textual Analysis to the responses obtained through a digital questionnaire with 28 questions sent to 136 curators. It is then possible to understand the profile of these social authors and characterize the herbaria in Brazil. The herbarium is a good tool for scientific divulgation and perceptions regarding Popular Science and Environmental Education are mainly different due to the profile of academic training of this herbarium professionals. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Coleção biológica | por |
dc.subject | Espaços não-formais de ensino | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Biological collection | eng |
dc.subject | Non-formal teaching spaces | eng |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.title | Estratégias de divulgação científica utilizando herbários como ferramenta de aproximação do público | por |
dc.title.alternative | Scientific dissemination strategies using herbaria as a tool to bring the public closer | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Galetti Júnior, Pedro Manoel | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7398754661670478 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Fabrício, Tárcio Minto | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9023039058406704 | por |
dc.description.resumo | A Divulgação Científica, enquanto área do conhecimento necessita de um maior número de pesquisas que demonstrem quais são as formas mais eficientes de atingir distintos públicos e cumprir com seu objetivo de fundo, aproximando Ciência e Sociedade, e atuando complementarmente ao Ensino de Ciências no sentido de possibilitar uma formação mais crítica sobre as questões relacionadas aos campos da Ciência e Tecnologia. Os herbários se mostram como instrumento potencial para ser utilizado em ações de divulgação científica, contribuindo principalmente para difusão dos conhecimentos científicos da área da botânica. Para analisar se essa coleção biológica é uma ferramenta assertiva para divulgação científica, este trabalho se debruçou à análise das percepções sobre Divulgação Científica e Educação Ambiental de um grupo de profissionais de herbários. Para tanto, aplicamos a Análise Textual Discursiva às respostas obtidas por meio de um questionário digital com 28 questões enviado à 136 curadores. Pode-se então compreender o perfil desses atores sociais e caracterizar os herbários do Brasil. O herbário é uma boa ferramenta da divulgação científica e as percepções quanto a Divulgação Científica e Educação Ambiental são diferentes principalmente pelo perfil de formação acadêmica dos profissionais dos herbários. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8688137007655297 | por |
dc.publisher.course | Ciências Biológicas - CB | por |