Mostrar el registro sencillo del ítem
Avaliação em robótica educacional sobre a competência pensamento científico, crítico e criativo da BNCC
dc.contributor.author | Takatu, Deivison Shindi | |
dc.date.accessioned | 2021-11-24T19:32:00Z | |
dc.date.available | 2021-11-24T19:32:00Z | |
dc.date.issued | 2021-09-28 | |
dc.identifier.citation | TAKATU, Deivison Shindi. Avaliação em robótica educacional sobre a competência pensamento científico, crítico e criativo da BNCC. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15160. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15160 | |
dc.description.abstract | Educational Robotics is a regular subject in some Brazilian schools, helping Basic Education students to learn and develop skills. Considering that educational institutions in the country must apply the Common National Curriculum Base as a referential to their pedagogical proposals, robotic activities comprise the development of abilities expected by the document. Among the ten general competencies, the second one, depicted as Scientific, Critical and Creative Thinking, is defined through characteristics that can be reached through RE. However, the literature lacks evidence on how the development of the second competence benefits from Robotics, thereby indicating the need for further investigations on the topic. By understanding that students from the early years of Elementary School can participate in classes, the general objective of this research is to observe if the performed activities allow the development of the second general competence from Common National Curriculum Base in first-grade students. For this sake, initially, a literature review was conducted on the context of the study, by defining theoretical sources, selecting the most relevant works, and discussing the found information. Then, field research was performed in a company that develops robotic activities to identify the employed methods and materials. Later, an exploratory study interviewed teachers through a questionnaire to identify their perspectives and practices during classes. Finally, classroom observations were planned, executed and analyzed in two stages: the first was conducted during online classes, and the second, during in-person activities. Classroom observations lead to evidence that students who engaged in robotic activities revealed skills associated with the second general competence of the National Common Curriculum Base. As an additional contribution, the rubric stands out, consisting of key dimensions and actions, one of which is intended to assist in the assessment of the development of the Scientific, Critical and Creative Thinking competency. | en |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Robótica educacional | por |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | por |
dc.subject | Competência | por |
dc.subject | Avaliação | por |
dc.subject | Educação básica | por |
dc.subject | Educational robotics | en |
dc.subject | Common National Curriculum Base | en |
dc.subject | Competence | en |
dc.subject | Assessment | en |
dc.subject | Basic education | en |
dc.title | Avaliação em robótica educacional sobre a competência pensamento científico, crítico e criativo da BNCC | por |
dc.title.alternative | Assessment in educational robotics about competence scientific thinking, critical and creative of BNCC | en |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Lucrédio, Daniel | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9090396559596221 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Alvaro, Alexandre | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9929982894313130 | por |
dc.description.resumo | A Robótica Educacional (RE) está presente em algumas escolas brasileiras como uma disciplina regular, favorecendo a aprendizagem e o desenvolvimento de competências de estudantes da Educação Básica. Considerando que as instituições de ensino do país devem utilizar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como referência para adequar suas propostas pedagógicas, a realização de atividades na disciplina de Robótica é capaz de envolver o desenvolvimento das competências previstas no documento. Dentre as dez competências gerais, nota-se que a segunda, que pode ser entendida como Pensamento Científico, Crítico e Criativo, possui elementos na sua definição que podem ser abordados através da RE. No entanto, a literatura carece de evidências de como a Robótica pode favorecer o desenvolvimento da competência, sendo pertinente realizar mais investigações acerca do tema. Entendendo que estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF) já são capazes de participar das aulas, o objetivo geral desta pesquisa é coletar evidências para constatar se as atividades realizadas podem favorecer o desenvolvimento da segunda competência geral da BNCC em estudantes do 1.º Ano do Ensino Fundamental. Para isso, inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o contexto do estudo, definindo as fontes teóricas, selecionando os trabalhos mais relevantes e discutindo sobre as informações encontradas. Em seguida, foi efetuada uma pesquisa de campo em uma empresa que desenvolve atividades de Robótica, identificando os métodos e materiais utilizados. Logo após, foi realizado um estudo exploratório com professores através da aplicação de um questionário, procurando compreender a perspectiva e a prática em sala de aula. Posteriormente, foram executadas duas iterações por meio do planejamento, realização e análise dos dados coletados através de observações, sendo que a primeira foi conduzida em aulas remotas e a segunda em aulas presenciais. Após a conclusão das observações, foi possível demonstrar evidências que indicam que os estudantes que realizaram as atividades de Robótica desenvolveram elementos da segunda competência geral da Base Nacional Comum Curricular. Como contribuição adicional, destaca-se a rubrica construída, composta de dimensões e ações chaves, a qual tem como intuito auxiliar na avaliação do desenvolvimento da competência Pensamento Científico, Crítico e Criativo. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCC-So | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1214495664450816 | por |