dc.contributor.author | Sabbadin, Ana Carolina | |
dc.date.accessioned | 2021-11-26T14:53:11Z | |
dc.date.available | 2021-11-26T14:53:11Z | |
dc.date.issued | 2021-11-17 | |
dc.identifier.citation | SABBADIN, Ana Carolina. Análise da cobertura das linhas e dos pontos de ônibus da cidade de São Carlos-SP. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15177. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15177 | |
dc.description.abstract | This work purpose to verify the coverage area and the population served by the lines and bus stops, as well as highlight the importance of quality public transport in the development of a city and in the population's quality of life. For that, the object of study is the public transport system of the city of São Carlos, composed of its bus lines and its bus stops. The efficiency in coverage of this service, which is the responsibility of the Suzantur company, was analyzed. The analysis was carried out by crossing population information by sector of the city and coverage of lines and bus stops, making it possible to verify the efficiency of public transport in the city, as well as to compare the data obtained by analyzing the method that evaluates the coverage area of the bus lines and the method that assesses the coverage area of the stopping points. For this, quality references presented by Ferraz and Torres (2004) were used. For the development, the QGIS program was used, for the treatment of georeferenced information, as well as population data by sector obtained by the IBGE. After the analysis, it was possible to observe that both methods serve more than 90% of the population in urbanized areas. However, to measure the total quality of public transport, additional work is needed to check other important issues about the quality of this system and thus make this means more attractive, given its benefits for society and for the user. In addition, more up-to-date data is needed, as the bus stops file was found to have deactivated stops that are still mapped. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Transporte público | por |
dc.subject | Transporte coletivo | por |
dc.subject | Linhas de ônibus | por |
dc.subject | Pontos de parada | por |
dc.subject | Cobertura | por |
dc.subject | Public transport | eng |
dc.subject | Bus lines | eng |
dc.subject | Bus stops | eng |
dc.subject | Coverage | eng |
dc.title | Análise da cobertura das linhas e dos pontos de ônibus da cidade de São Carlos-SP | por |
dc.title.alternative | Lines and bus stops coverage analysis in São Carlos-SP city | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Hirosue, Fernando Hideki | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4091598921285700 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo verificar a área de cobertura e a população atendida pelas linhas e pelos pontos de parada, bem como destacar a importância de um transporte público de qualidade no desenvolvimento de uma cidade e na qualidade de vida da população. Para isso, o objeto de estudo é o sistema de transporte coletivo da cidade de São Carlos, composto por suas linhas de ônibus e seus pontos de parada. Foi analisada a eficiência na cobertura desse serviço, que é de responsabilidade da empresa Suzantur. A análise foi feita através do cruzamento de informações de população por setor da cidade e cobertura das linhas e pontos de paradas, tornando possível verificar a eficiência do transporte público na cidade, bem como realizar a comparação entre os dados obtidos pela análise do método que avalia a área de cobertura das linhas de ônibus e do método que avalia a área de cobertura dos pontos de parada. Para isso, foram utilizadas as referências de qualidade apresentadas por Ferraz e Torres (2004). Para o desenvolvimento foi utilizado o programa QGIS, para o tratamento das informações georreferenciadas, bem como dados de população por setor obtido pelo IBGE. Após a análise foi possível observar que ambos os métodos atendem mais de 90% da população em áreas urbanizadas. Entretanto, para medir a qualidade total do transporte público são necessários trabalhos adicionais para checar outros assuntos importantes sobre a qualidade desse sistema e assim tornar esse meio mais atrativo, visto seus benefícios para a sociedade e para o usuário. Além disso, são necessários dados mais atualizados, já que no arquivo dos pontos de ônibus foram encontrados pontos desativados, mas que continuam mapeados. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::OPERACOES DE TRANSPORTES | por |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES | por |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO E ORGANIZACAO DO SISTEMA DE TRANSPORTE | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/6766755915572913 | por |
dc.publisher.course | Engenharia Civil - ECiv | por |