dc.contributor.author | Andrade, Alice Bispo Fernandes de | |
dc.date.accessioned | 2021-12-02T17:24:51Z | |
dc.date.available | 2021-12-02T17:24:51Z | |
dc.date.issued | 2021-11-29 | |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Alice Bispo Fernandes de. In memoriam da liberdade: história comum de jovens negros em cumprimento de medidas socioeducativas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15245. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15245 | |
dc.description.abstract | In this study, racism is considered an important element of discrimination and racialization of
young male bodies, pointing their life experience to marginalization and the criminal stigma.
Based on the socio-educative measures formulation and the racial studies, this research aimed
to comprehend and analyze how race and masculinity impact young-black-boys under
socio-educative measures. For that, the research methodology was Oral History. Four
young-black-boys participated in the investigation and co-production of the data. The boys
are self-declared black or brown (mixed race) and male gender, and one being under
socio-educative measures without freedom restraint and three egresses. Four interviews were
conducted, one with each young person, intermediated by a script, with triggering questions
that helped to capture the young person’s story. The interviews were transcribed and turned
into narratives, which were analyzed using the content analysis technique. After deepening
the interviews, three categories were chosen, described and analyzed in this study: I. Take the
vision that minor will speak: what is it like to be a black young?; II. All positivity rowing
against the tide: Socio-educative Measures Program (PMSE) without freedom restraint and
family as support; III. Always with their feet on the floor, progress will come: young’s
dreams and self-places. According to the results, it is possible to comprehend race and black
masculinity as markers in the world experience of young people as well as in the judgment of
socio-educative measures. Despite many violations, PMSE and family emerge as support and
space to increase social participation. In addition, the research pointed out the importance of
facilitating spaces and mechanisms for young people to tell their own history. It is considered
that this research contributes to academic studies about black-young-males who have been in
conflict with the law at any point in their lives, based on the critical perspective that touches
ethinic racial and masculinity issues from the point of view of young young boys. | eng |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Juventude | por |
dc.subject | Medidas socioeducativas | por |
dc.subject | Negro | por |
dc.subject | Masculinidade | por |
dc.subject | Youth | eng |
dc.subject | Socio-educative measures | eng |
dc.subject | Black man | eng |
dc.subject | Masculinity | eng |
dc.title | In memoriam da liberdade: história comum de jovens negros em cumprimento de medidas socioeducativas | por |
dc.title.alternative | In memoriam of freedom: histories of black young males under socio-educative measures | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Cid, Maria Fernanda Barboza | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8595043315867424 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Ambrosio, Letícia | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8433188990022599 | por |
dc.description.resumo | Compreende-se, neste estudo, o racismo como importante elemento de discriminação e
racialização dos corpos jovens e masculinos, tornando assim, a experiência de vida
direcionada à marginalização e estigmatização criminal. Partindo das possíveis relações entre
a formulação das medidas socioeducativas e os estudos raciais, esse trabalho teve como
objetivo compreender e analisar como as questões em torno da raça e da masculinidade
atravessam a história de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. Para isso, o
estudo adotou a metodologia da história oral e contou com a participação e coprodução de
quatro jovens que se auto identificam com o gênero masculino e se autodeclaram como pretos
ou pardos, sendo que um estava em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto e
três já egressos. Foram realizados quatro encontros, um com cada jovem, intermediado por
um roteiro de perguntas disparadoras que auxiliaram na captação da trajetória dos jovens. As
entrevistas foram transcritas e posteriormente transcriadas em narrativas/histórias, as quais
foram analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo temática. Após o estudo e
aprofundamento das entrevistas, chegou-se a três temáticas que foram descritas e analisadas,
a saber: I. Pega a visão que o menor vai fala: Como é ser um menino negro?; II. Toda
positividade remando contra a maré: Programa de Medidas Socioeducativas em meio aberto
(PMSE) e família como rede de suporte e apoio ; III. Sempre com os pés no chão, progresso
vai chegar: sonhos e o lugar de si. A partir dos resultados é possível compreender a raça e a
masculinidade negra como marcadores nas experiências de mundo dos meninos bem como no
julgamento das medidas socioeducativas. E diante tantas violações do corpo joven negro no
mundo, o PMSE e a família surgem nas narrativas como pontos de suporte, apoio e
participação social. Além disso a pesquisa aponta para a importância da viabilização de
espaços e mecanismos para que os jovens negros possam contar suas próprias histórias.
Acredita-se assim, que a partir de novas versões de histórias sobre jovens negros que
estiveram em conflito com a lei em algum momento de sua trajetória, o presente estudo pode
contribuir para a produção acadêmica na área das medidas socioeducativas, de forma a
garantir uma perspectiva crítica no que tange às questões étnico-raciais e a masculinidade a
partir do discurso dos próprios jovens. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA | por |
dc.description.sponsorshipId | 2020/09441-3 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/6556532004144597 | por |
dc.publisher.course | Terapia Ocupacional - TO | por |