dc.contributor.author | Botteon, Beatriz Giordani | |
dc.date.accessioned | 2021-12-03T18:18:39Z | |
dc.date.available | 2021-12-03T18:18:39Z | |
dc.date.issued | 2021-06-22 | |
dc.identifier.citation | BOTTEON, Beatriz Giordani. Caracterização de professores de atendimento educacional especializado de uma rede municipal de ensino frente ao repertório inicial sobre recursos e sistemas de comunicação alternativa. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15262. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15262 | |
dc.description.abstract | Alternative and Extended Communication (AEC) is an area dedicated to organizing resources and communication strategies that are essentials for non-oralized children or those with little functional speech, enabling broad participation in their daily activities. Through these resources, it is possible to include students with disabilities and communication needs in various pedagogical activities, and to expand the skills and abilities stimulated by teachers in the teaching-learning process. The objective of the study was to characterize the teachers of the Specialized Educational Service (SES), working in a Municipal Education Network, regarding their initial repertoire in relation to the Alternative Communication resources and systems. The specific objectives were to investigate the previous formative experiences carried out by teachers, practices experienced in everyday school life with this type of resource and the possible challenges encountered in the teaching-learning process of students with communicative difficulties. Twenty seven teachers of SES from an Education network of a city located in the interior of São Paulo, participated in the research through the online application of a questionnaire built for the study. After conducting the preliminary ethical procedures, the questionnaire was made available online between the months of November and December 2020 to a group of SES teachers who were starting a training course in technology resources for remote education offered by UFSCar University. The data were analyzed in a descriptive, quantitative and qualitative way. The findings identified that SES teachers still have little knowledge about AEC technologies and resources and that most have difficulties to implement in practice, but that they understand the benefits of these resources to students. It is concluded that the AEC is fundamental for the teaching-learning of the student within the school context, but for this use to be effective, the continuing education of these teachers is necessary. Therefore, it understands the power of partnerships with others as well professionals such as occupational therapists and speech therapists so that the implementation can happen in the best possible way. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Terapia ocupacional | por |
dc.subject | Comunicação alternativa | por |
dc.subject | Atendimento educacional especializado | por |
dc.title | Caracterização de professores de atendimento educacional especializado de uma rede municipal de ensino frente ao repertório inicial sobre recursos e sistemas de comunicação alternativa | por |
dc.title.alternative | Characterization of specialized education teachers from a municipal school system in light of the initial repertoire of augmentative and alternative communication systems. | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Lourenço, Gerusa Ferreira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1474728505225459 | por |
dc.description.resumo | A Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA) compõe uma área que se dedica em organizar recursos e estratégias de comunicação essenciais para crianças não-oralizadas ou com pouca fala funcional, possibilitando a participação de forma ampla nas atividades de seu cotidiano. Por meio desses recursos, é possível incluir alunos com deficiência e necessidades de comunicação em diversas atividades pedagógicas, e expandir as competências e habilidades estimuladas pelos professores no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo do estudo foi caracterizar os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), atuantes em uma Rede Municipal de Ensino, quanto ao seu repertório inicial frente aos recursos e sistemas de Comunicação Alternativa. Os objetivos específicos foram investigar as experiências formativas prévias realizadas pelos professores, práticas vivenciadas no cotidiano escolar com esse tipo de recurso e os possíveis desafios encontrados para o processo de ensino-aprendizado do aluno com dificuldades comunicativas. Participaram da pesquisa 27 professores de AEE de uma rede de Educação de um município no interior de São Paulo, por meio da aplicação online de um questionário construído para o estudo. Após a condução dos procedimentos éticos preliminares, o questionário foi disponibilizado online entre os meses de novembro e dezembro de 2020 a um grupo de professores do AEE que estavam iniciando um curso de formação em recursos de tecnologia para o ensino remoto ofertado pela UFSCar. Os dados foram analisados de forma descritiva, quantitativa e qualitativa. Os achados identificaram que os professores de AEE ainda possuem pouco conhecimento a respeito das tecnologias e recursos de CAA e que a maioria apresenta dificuldades para implementá-los na prática, mas que entendem os benefícios desses recursos para os alunos. Conclui-se que a CAA é fundamental para o ensino-aprendizagem do aluno dentro do contexto escolar mas, para que esse uso seja efetivo, é necessária a formação continuada desses professores. Portanto, entende a potência também de parcerias com outros profissionais como terapeuta ocupacionais e fonoaudiólogos para que a implementação possa acontecer da melhor maneira possível. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/9664648207555517 | por |
dc.publisher.course | Terapia Ocupacional - TO | por |