dc.contributor.author | Zacharias, Leandro Neves | |
dc.date.accessioned | 2021-12-06T10:50:03Z | |
dc.date.available | 2021-12-06T10:50:03Z | |
dc.date.issued | 2021-07-14 | |
dc.identifier.citation | ZACHARIAS, Leandro Neves. Indicadores de acessibilidade para o planejamento do transporte público em cidades paulistas de médio porte. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15275. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15275 | |
dc.description.abstract | Accessibility studies have gained relevance in urban planning as they relate land use with transport systems, especially transit. However, these studies focus on metropolitan regions and large cities due to government preferences and data availability. Even with the relevance of medium-sized cities in the urban network, there are knowledge gaps about accessibility in urban profile. The work aims to evaluate transit accessibility in medium-sized cities. The cities of Araraquara, Bauru, Catanduva, Limeira and São Carlos were chosen based on their population level and the transit data avaliability. Two accessibility indicators were used. The location-based accessibility indicators assessed the percentage of opportunities reached in a 30-minute transit trip. The infrastructure-based accessibility measured the percentage of opportunities close to boarding points. Both indicators revealed a pattern that accessibility in medium-sized cities reaches high values for a large part of the urban area. However, there are peripheric regions where accessibility is drastically lower, showing an inequality of access to opportunities. These inequalities are due to transit network organization and the opportunities concentration in central regions. Still, the effect of the territorial dimension and the lesser details of the data can interfere in the indicator results. The study established the need to assess accessibility in medium-sized cities, so that the continuity of the research is very important to consolidate the indicators well suited to the reality of this very important city profile in urban network. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Acessibilidade | por |
dc.subject | Indicadores | por |
dc.subject | Cidades de médio porte | por |
dc.subject | Planejamento de transportes | por |
dc.subject | Transporte público | por |
dc.subject | Uso do solo | por |
dc.subject | Accessibility | eng |
dc.subject | Indicators | eng |
dc.subject | Medium-sized cities | eng |
dc.subject | Transport planning | eng |
dc.subject | Transit | eng |
dc.subject | Land-use | eng |
dc.title | Indicadores de acessibilidade para o planejamento do transporte público em cidades paulistas de médio porte | por |
dc.title.alternative | Accessibility indicators for public transport planning in medium-sized cities in Sao Paulo state | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Rochele Amorim | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7245761274405860 | por |
dc.description.resumo | Estudos de acessibilidade vêm ganhando relevância no planejamento urbano por relacionar o uso e a ocupação do solo com sistemas de transportes, em especial, o modo coletivo. Entretanto, estes estudos focam em regiões metropolitanas e grandes cidades por preferências governamentais e pela disponibilidade de dados. Mesmo com a relevância das cidades de médio porte na rede urbana nacional, há um desconhecimento sobre a acessibilidade neste perfil de cidade. O objetivo deste trabalho consistiu em avaliar a acessibilidade urbana conferida pelo transporte público em cidades de médio porte. As cidades de Araraquara, Bauru, Catanduva, Limeira e São Carlos foram selecionadas pelo patamar populacional e pela disponibilidade de dados do transporte público. Dois indicadores de acessibilidade foram utilizados. Os indicadores de acessibilidade baseado na localização avaliou o percentual de oportunidades atingidas em uma viagem de 30 minutos de transporte público. O indicador de acessibilidade baseada na infraestrutura avaliou o percentual de oportunidades próximo aos pontos de embarque. Ambos os indicadores revelaram que as cidades médias possuem um padrão de elevada acessibilidade. Entretanto, há locais na periferia urbana onde a acessibilidade é drasticamente menor, evidenciando uma importante desigualdade de acesso a oportunidades. Essa desigualdade está relacionada à forma de organização e operação do transporte coletivo e pela concentração de oportunidades nas áreas centrais. Ainda, o efeito da dimensão territorial e o menor detalhamento dos dados pode interferir no resultado dos indicadores. O estudo estabeleceu a necessidade de avaliar a acessibilidade de cidades de médio porte, de modo que a continuidade da pesquisa e se mostra muito importante para consolidar ferramentas adequadas à realidade deste perfil de cidade tão importante na rede urbana nacional. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana - PPGEU | por |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES | por |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES | por |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::METODOS E TECNICAS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO::PLANEJAMENTO E PROJETO DO ESPACO URBANO | por |
dc.description.sponsorshipId | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Número do Processo: 88882.426639/2019-01 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/2214593474033636 | por |