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dc.contributor.authorDionizio, Elysmara Santana
dc.date.accessioned2021-12-06T17:20:49Z
dc.date.available2021-12-06T17:20:49Z
dc.date.issued2020-12-14
dc.identifier.citationDIONIZIO, Elysmara Santana. Resiliência da cadeia de suprimentos sob as perspectivas do balanced scorecard: um estudo de caso no contexto da COVID-19. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15284.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15284
dc.description.abstractSupply Chains (SC) must be prepared to deal with unexpected changes in business processes that occur between its members. At the end of 2019, a virus (Covid-19) established itself globally, interfering negatively in both economic and social context. Staying resilient was essential for the survival of SC members. Based on this context, this research goal is to evaluate the strategies that provide resilience to SCs using the Balanced Scorecard (BSC) structure. A case study was carried out based on semi-structured interviews in a consumer goods company, as well as the analysis of its main performance indicators, considering the context of Covid-19. When comparing the literature with the case, it was observed that, despite being inserted in different scenarios, the strategies adopted by the case company are similar to almost half of those found in the literature. In addition to being found in the literature, inventory management, suppliers, knowledge and communication were the strategies most addressed by respondents. Regarding the BSC, the strategies of the case could be seen from one or more perspectives, emphasizing the importance of the methodology. Internal Business Processes, Customers and Financial are the perspectives most addressed by the interviewees and have indicators to measure their actions. Although the company does not measure, the Learning & Growth perspective was extremely relevant in the study.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBalanced scorecardpor
dc.subjectResiliênciapor
dc.subjectCadeia de suprimentospor
dc.subjectIndicadores de desempenhopor
dc.subjectResilienceeng
dc.subjectSupply chaineng
dc.subjectKey performance indicatorseng
dc.titleResiliência da cadeia de suprimentos sob as perspectivas do balanced scorecard: um estudo de caso no contexto da COVID-19por
dc.title.alternativeResilience of the supply chain under the perspectives of the balanced scorecard: a case study in the COVID-19 contexteng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Silva, João Eduardo Azevedo Ramos da Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3823047207711289por
dc.description.resumoAs Cadeias de Suprimentos (CSs) devem estar preparadas para lidar com mudanças inesperadas nos processos de negócios que ocorrem entre seus membros. No final de 2019 um vírus (Covid-19) instaurou-se globalmente, interferindo de maneira negativa tanto no contexto econômico quanto social. Manter-se resiliente foi fundamental para a sobrevivência dos membros das CSs. Baseado neste contexto, esta pesquisa avalia as estratégias que conferem resiliência às CSs utilizando a estrutura do Balanced Scorecard (BSC). Realizou-se um estudo de caso com entrevistas semi estruturadas em uma empresa de bens de consumo, assim como a análise dos seus principais indicadores de desempenho, considerando o contexto da Covid-19. Ao comparar a literatura com o caso, foi observado que, mesmo estando inseridas em cenários diferentes, as estratégias adotadas pela empresa do caso são semelhantes a quase metade das que foram encontradas na literatura. Além de serem encontradas na literatura, a gestão de estoque, de fornecedores, conhecimento e comunicação foram as estratégias mais abordadas pelos entrevistados. Já em relação ao BSC, as estratégias do caso puderam ser vistas de uma ou mais perspectivas, ressaltando a importância da metodologia. Processos Internos, Clientes e Financeira são as perspectivas mais abordadas pelos entrevistados e possuem indicadores para medir suas ações. Apesar de a empresa não medir, a perspectiva Crescimento e Aprendizado também teve contribuição no estudo realizado.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6365321126672749por
dc.publisher.courseEngenharia de Produção - EP-Sopor


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