dc.contributor.author | Souza, Renata Olzon Dionysio de | |
dc.date.accessioned | 2021-12-20T11:15:58Z | |
dc.date.available | 2021-12-20T11:15:58Z | |
dc.date.issued | 2021-10-29 | |
dc.identifier.citation | SOUZA, Renata Olzon Dionysio de. A comunicação terapêutica entre enfermeiros e familiares de crianças e neonatos internados na unidade de terapia intensiva. 2021. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15385. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15385 | |
dc.description.abstract | Introduction: the Intensive Care Unit environment is a place of great anguish for the family. The nurse, the main representative of the care offered, prioritizes child care and recognizes the need to include the family. Communication emerges as a tool that permeates care, but also as a way of caring for and supporting the family. Objective: to understand how nurses who work in this environment understand therapeutic communication and carry it out in their practice in the relationship with the family. Method: descriptive and field qualitative research, used therapeutic communication (TC) as a theoretical framework, and the Interpretative Description method. The study was carried out with nurses from the pediatric and neonatal intensive care unit selected using the Bola de Neve technique. For data collection, a semi-structured interview was used, initially carried out face-to-face and, later, with the advent of the COVID-19 pandemic through video call. Data analysis took place in an inductive way, avoiding pre-determined analyses, and with periods of immersion in the field and in the data, it was possible to apprehend the whole, without discarding the particularities. Results: through 21 interviews, the research brought as a result the understanding of TC for the nurse, being used mainly to inform and clarify, using clear language, but also communication in the way of relating, supporting and caring . The reports showed that communication was used in different moments of interaction with the family, from ordinary to more delicate situations, such as the child's death. There were also reports regarding its use with the team of health professionals, as well as the way of communicating the institution's attributions, rules and routines. Nurses' beliefs and values constantly permeated their way of communicating with the family. Final considerations: this research showed that despite the lack of knowledge about TC, professionals have within themselves resources to develop care in which TC is present and with potential for growth. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Comunicação | por |
dc.subject | Enfermagem familiar | por |
dc.subject | Unidade de Terapia Intensiva Neonatal | por |
dc.subject | Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica | por |
dc.subject | Communication | eng |
dc.subject | Family nursing | eng |
dc.subject | Neonatal Intensive Care Unit | eng |
dc.subject | Pediatric Intensive Care Unit | eng |
dc.title | A comunicação terapêutica entre enfermeiros e familiares de crianças e neonatos internados na unidade de terapia intensiva | por |
dc.title.alternative | Therapeutic communication between nurses and family members of children and newborns admitted to the intensive care unit | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Dupas, Giselle | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9461883918498554 | por |
dc.description.resumo | Introdução: o ambiente da Unidade de Terapia Intensiva é para a família um local de grandes angústias. A enfermeira, principal representante do cuidado ofertado, prioriza o cuidado à criança e reconhece a necessidade de incluir a família. A comunicação surge como ferramenta que permeia ao cuidado, mas também como forma de cuidar e amparar a família. Objetivo: compreender como enfermeiras que trabalham nesse ambiente entendem a comunicação terapêutica e a realizam em sua prática no relacionamento com a família. Método: pesquisa qualitativa descritiva e de campo, utilizou como referencial teórico a comunicação terapêutica (CT), e método a Descrição Interpretativa. O estudo se deu com enfermeiras da unidade de terapia intensiva pediátrica e neonatal selecionadas a partir da técnica Bola de Neve. Para a coleta de dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada, realizada, inicialmente, face a face e, posteriormente, com o advento da pandemia do COVID-19 através de vídeo-chamada. A análise de dados aconteceu de forma indutiva, evitando análises pré-determinadas, e com períodos de imersão no campo e nos dados foi possível apreender o todo, sem descartar as particularidades. Resultados: através de 21 entrevistas, a pesquisa trouxe como resultado a compreensão sobre a CT para a enfermeira, sendo utilizada, principalmente, para informar e esclarecer, utilizando uma linguagem clara, mas também uma comunicação na forma de relacionar-se, amparando e cuidando. Os relatos trouxeram que a comunicação foi utilizada nos diversos momentos de interação com a família, de situações corriqueiras a mais delicadas, como o falecimento da criança. Surgiram também relatos referentes ao uso desta com a equipe de profissionais de saúde, assim como o modo de comunicar atribuições, regras e rotinas da instituição. Crenças e valores da enfermeira permearam, constantemente, sua forma de comunicar-se com a família. Considerações finais: esta pesquisa mostrou que apesar do conhecimento sobre CT não se encontrar presente, os profissionais possuem dentro de si recursos para desenvolver um cuidado na qual a CT se faz presente e em potencial de crescimento. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - PPGEnf | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM PEDIATRICA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8223503716906093 | por |