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dc.contributor.authorAfonso, Maria Gabriela
dc.date.accessioned2022-01-19T17:20:13Z
dc.date.available2022-01-19T17:20:13Z
dc.date.issued2022-01-18
dc.identifier.citationAFONSO, Maria Gabriela. Diferentes estratégias de ensino e aprendizagem com equipe multiprofissional para cuidadores de pacientes em terapia nutricional enteral domiciliar. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15487.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15487
dc.description.abstractObjective: To present different educational strategies used to get knowledge by caregivers in the care of patients using Enteral Nutritional Therapy. Method: Study has two stages, the first being a methodological study of construction and validation of the multiprofessional educational booklet for health education of caregivers and patients using Enteral Nutritional Therapy at home; and the second stage a quasi-experimental study, with a quantitative approach and descriptive character, composed of two phases. The first: Dialogued expository class (traditional education) all with all the participants and the second phase the participants are randomly divided into two groups being the reading of the educational booklet or the training of skills in a simulated clinical scenario. For Stage 1, judges were invited to validate the material through the "snowball" technique with inclusion according to the adapted criteria of Fehring, using the Delphi Technique to obtain maximum agreement from the judges. In the descriptive contributions, content analyzes were performed and the Content Validation Index was calculated. Participants in Stage 2 will be the caregivers of patients using Enteral Nutritional Therapy at home selected through a convenience sample, the selected caregivers must be the same to participate in all phases of the study. We will seek to summarize and organize the data obtained through statistical analyses.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação em saúdepor
dc.subjectNutrição enteralpor
dc.subjectSimulaçãopor
dc.subjectEquipe multiprofissionalpor
dc.subjectCuidadorespor
dc.subjectEducation in healtheng
dc.subjectEnteral nutritioneng
dc.subjectMulti-professional teameng
dc.subjectCaregiverseng
dc.subjectSimulationeng
dc.titleDiferentes estratégias de ensino e aprendizagem com equipe multiprofissional para cuidadores de pacientes em terapia nutricional enteral domiciliarpor
dc.title.alternativeDifferent teaching and learning strategies with a multidisciplinary team for caregivers of patients in Home Enteral Nutrition Therapyeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Girão-Miranda, Fernanda Berchelli
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9999840170649511por
dc.description.resumoObjetivo: Apresentar diferentes estratégias educativas utilizadas para o ganho de conhecimento de cuidadores na assistência de pacientes em uso da Terapia Nutricional Enteral. Método: Estudo conta com duas etapas, sendo a primeira, um estudo metodológico de construção e validação da cartilha educativa multiprofissional para educação em saúde de cuidadores e pacientes em uso de Terapia Nutricional Enteral domiciliar; e a segunda etapa um estudo quase-experimental, com abordagem quantitativa e caráter descritivo, composta de duas fases. A primeira: Aula expositiva dialogada (educação tradicional) todos com todos os participantes e a segunda fase os participantes são divididos aleatoriamente em dois grupos sendo a leitura da cartilha educativa ou o treino de habilidades em cenário clínico simulado. Para a Etapa 1 foram convidados juízes para validação do material através da técnica “bola de neve” com inclusão conforme os critérios adaptados de Fehring, sendo utilizado a Técnica Delphi para obter um máximo de concordância dos juízes. Nas contribuições descritivas foram realizadas as análises de conteúdo e o cálculo do Índice de Validação de Conteúdo. Os participantes das Etapa 2 serão os cuidadores de pacientes com uso de Terapia Nutricional Enteral domiciliar selecionados através de uma amostra por conveniência, os cuidadores selecionados deverão ser os mesmos a participar em todas as fases do estudo. Buscar-se-á sumarizar e organizar os dados obtidos através de análises estatísticas.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM MEDICO-CIRURGICApor
dc.description.sponsorshipIdProcesso nº 2019/15536-0, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7871235931182122por
dc.publisher.courseEnfermagem - Enfpor


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