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dc.contributor.authorZakrzevski, Sônia Beatris Balvedi
dc.date.accessioned2016-06-02T19:28:56Z
dc.date.available2004-08-13
dc.date.available2016-06-02T19:28:56Z
dc.date.issued2002-12-10
dc.identifier.citationZAKRZEVSKI, Sônia Beatris Balvedi. A dimensão ambiental no desenvolvimento profissional de professores e professoras das escolas rurais.. 2002. 308 f. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2002.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/1553
dc.description.abstractThis work aims to reflect on the continued formation in Environmental Education of rural school teachers. In recovering the story of education in rural environment, the research highlights the negligence with the education in this environment and the lack of research and intervention in Environmental Education turned into the population of the field, a marginalized and forgotten people, who is suffering the impacts of the Brazilian rural development model, generator of several economical, social and ecological problems. It aims to discuss the insertion of Environmental Education in school curriculums, and in reflecting about the main tendencies of it, rescues its story in gauche school. From the analysis of the main tendencies and approaches in teachers formation, it reports and discusses a research-action (comprehended as a strengthening of the action in the reflection and in the disruption of subject-object to subject-subject, as an incentive to participative autonomy of schooling group for a critical incorporation of Environmental Education in school curriculums), developed in four towns in the north region of the State of Rio Grande do Sul/ Brazil. The work developed with rural teachers reinforced a collective posture and stimulated teachers to make a profound study toward the comprehension of their own practice. The research, an instrument taken from the teachers hands, contributed for the formation of individuals capable to create a different rural world. This research made us to recognize some limitations of the research-action regarding its emancipatory attributes. We concluded that the fact teachers have formed a political conscience; starting to be more active and critical, not always make them autonomous, free to give their work the direction they wish. This thesis is just the beginning of a long debate, which deserves more attention by the people who work in the education field, recognizing it as an essence in the construction of any thought that might contribute for the humane development inserted in environmental contexts.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectProfessores formaçãopor
dc.subjectEducação ruralpor
dc.subjectPesquisa ação em educaçãopor
dc.subjectCurrículospor
dc.subjectMeio ambientepor
dc.titleA dimensão ambiental no desenvolvimento profissional de professores e professoras das escolas rurais.por
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Sato, Michele
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4777333D4por
dc.description.resumoEste trabalho visa refletir sobre a formação continuada em Educação Ambiental de professoras de escolas rurais. Ao resgatar a história da educação no meio rural, a pesquisa destaca a negligência com a educação neste meio e a carência de pesquisas e intervenções em EA voltadas à população do campo, uma população marginalizada e esquecida, que vem sofrendo os impactos do modelo de desenvolvimento rural brasileiro gerador de inúmeros problemas econômicos, sociais e ecológicos. Procura discutir a inserção da Educação Ambiental nos currículos escolares e, ao refletir sobre as principais tendências da mesma, resgata sua história na escola gaúcha. A partir da análise das principais tendências e abordagens na formação de professoras, relata e discute uma pesquisa-ação (compreendida como fortalecimento da ação na reflexão e na ruptura de sujeito-objeto para sujeito-sujeito, como incentivo à autonomia participativa do elenco escolar para a incorporação crítica da Educação Ambiental no currículo escolar), desenvolvida em quatro municípios da região norte do Estado do Rio Grande do Sul/Brasil. O trabalho desenvolvido com as professoras rurais reforçou uma postura colaborativa, estimulou as professoras a se aprofundarem na compreensão e interpretação de sua própria prática. A pesquisa, instrumento tomado pelas mãos das professoras, contribuiu para a formação de sujeitos capazes de inventar um mundo rural diferente. Esta pesquisa fez com que reconhecêssemos algumas limitações da pesquisa-ação quanto aos seus atributos emancipatórios. Chegamos à conclusão de que o fato de as professoras terem formado uma consciência política, de passarem a ser mais atuantes e críticas, nem sempre as torna autônomas, livres para imprimirem ao seu trabalho a direção que desejam. Esta tese é apenas o início de um longo debate, que merece mais atenção por parte de pessoas que trabalham no campo educativo, reconhecendo-o como essência na construção de qualquer pensamento que possa contribuir para o desenvolvimento humano inserido nos contextos ambientais.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais - PPGERNpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA APLICADApor
dc.contributor.authorlatteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4768403A5por


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