dc.contributor.author | Menegasso, Pedro Vinicius Gallo | |
dc.date.accessioned | 2022-02-05T11:25:57Z | |
dc.date.available | 2022-02-05T11:25:57Z | |
dc.date.issued | 2021-11-10 | |
dc.identifier.citation | MENEGASSO, Pedro Vinicius Gallo. Perceptions of Brazilian college students about ethics in computer-based data collection and interventions for mental health. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15542. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15542 | |
dc.description.abstract | Many college students worldwide exhibited bad symptoms of mental health conditions. In Brazil, the indicators are particularly alarming. Computing technologies have been investigated as possible support in this scenario. However, there is still a need for further investigation on how computer-based health interventions are perceived in terms of their ethical implications and public opinion. This study collected answers by a questionnaire from 160 college Brazilian students regarding socio-demographic data, technology use, privacy and use of digital data, factors that affect mental health, strategies to preserve mental health, and 3 scenarios of computer-based technology to be judged according to the utility of technology, willingness to use it and ethics. The results indicate some different perceptions among participants considering their age, genders and areas of study, and also between the utility of technology and willingness to use it. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | eng | eng |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Computação | por |
dc.subject | Engenharia de Computação | por |
dc.subject | Interação Humano-Computador | por |
dc.subject | Ética | por |
dc.subject | Saúde | por |
dc.subject | Saúde mental | por |
dc.subject | Estudante universitário | por |
dc.subject | Ethics | eng |
dc.subject | College students | eng |
dc.subject | Data | eng |
dc.subject | Survey | eng |
dc.subject | Health | eng |
dc.subject | HCI | eng |
dc.title | Perceptions of Brazilian college students about ethics in computer-based data collection and interventions for mental health | eng |
dc.title.alternative | Percepções de estudantes universitários brasileiros sobre ética na coleta de dados e oferta de intervenções por computador para saúde mental | por |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Neris, Vânia Paula de Almeida | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0268728255033469 | por |
dc.description.resumo | Muitos estudantes universitários, em todo o mundo, exibem sintomas ruins de saúde mental. No Brasil, os indicadores são particularmente alarmantes. As tecnologias computacionais têm sido investigadas como possível suporte nesse cenário. No entanto, ainda há necessidade de mais investigações sobre como as intervenções de saúde baseadas em computador são percebidas em termos de suas implicações éticas e opinião pública. Este estudo coletou respostas por meio de um questionário de 160 estudantes universitários brasileiros sobre dados sociodemográficos, uso de tecnologia, privacidade e uso de dados digitais, fatores que afetam a saúde mental, estratégias para preservar a saúde mental e 3 cenários de tecnologia baseada em computador a serem julgados de acordo com a utilidade da tecnologia, vontade de usá-la e ética. Os resultados indicam algumas percepções diferentes entre os participantes considerando sua idade, gênero e áreas de estudo, e também entre a utilidade da tecnologia e a vontade de usá-la. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/2022575333877071 | por |
dc.publisher.course | Engenharia de Computação - EC | por |