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dc.contributor.authorPitilin, Taiany Richard
dc.date.accessioned2022-02-21T14:11:09Z
dc.date.available2022-02-21T14:11:09Z
dc.date.issued2021-12-03
dc.identifier.citationPITILIN, Taiany Richard. Avaliação da caminhabilidade em área urbana utilizando análise multicritério. 2021. Tese (Doutorado em Engenharia Urbana) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15621.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15621
dc.description.abstractTo assess the quality of the environment for walking, there are several evaluation methods, however, walkability can be highlighted, as walkability is the measure of how much the built environment supports and encourages walking, providing comfort and safety for pedestrians, connecting people to varied destinations within a reasonable period of time and effort and offering an attractive visual. The present research seeks to develop a procedure to assess the walkability of Brazilian cities using Multicriteria Assessment. The methodology used for the development of the research consists of: (1) Identification of indicators that can be used to assess walkability, (2) Attribution of weights to indicators through the application of questionnaires for specialists in transport planning, (3) ) Data collection from selected study areas, (4) Data normalization through fuzzy logic, (5) Indicator integration through Weighted Linear Combination and (6) Analysis of the results obtained. As a result, it was possible to identify the indicators to carry out a walkability assessment. Data were collected in three study areas referring to each of the indicators and an evaluation was carried out with the normalized scores through fuzzy functions for each of the indicators. The application was carried out in three different areas of the city of Ribeirão Preto to verify the effectiveness of the method and compare the level of walkability between a central area and two peripheral areas. Through the results obtained in the research areas, it was possible to identify that the level of walkability of the municipality is different between the neighborhoods, identifying that the central area and the peripheral area occupied by a population of middle/high class have a level of walkability superior to the area peripheral area occupied by a middle/lower class population. The application of this research can be used as a model to analyze the walkability of urban areas, and can be used as a tool to define improvements to increase the safety conditions of pedestrian spaces, increase the attractiveness of this mode of transport and establish more accessible routes. , with better displacement conditions. The results of the application of this tool may also serve as an aid in decision-making on investments in urban infrastructure for pedestrians.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCaminhabilidadepor
dc.subjectAnálise multicritériopor
dc.subjectCaminhadapor
dc.subjectMobilidade sustentávelpor
dc.subjectWalkabilityeng
dc.subjectMulticriteria analysiseng
dc.subjectWalkingeng
dc.subjectSustainable mobilityeng
dc.titleAvaliação da caminhabilidade em área urbana utilizando análise multicritériopor
dc.title.alternativeAssessment of walkability in urban area using multi-criteria analysiseng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Sanches, Suely da Penha
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3857424839674606por
dc.description.resumoPara avaliar a qualidade do ambiente para caminhadas existem diversos métodos de avaliação, no entanto, pode-se destacar a caminhabilidade, pois a caminhabilidade é a medida de quanto o ambiente construído suporta e encoraja o caminhar, proporcionando conforto e segurança para os pedestres, conectando as pessoas a destinos variados dentro de um período razoável de tempo e esforço e oferecendo um visual atrativo. A presente pesquisa busca desenvolver um procedimento para avaliar a caminhabilidade de cidades brasileiras utilizando Avaliação Multicritério. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa constitui-se de: (1) Identificação dos indicadores que podem ser utilizados para avaliar a caminhabilidade, (2) Atribuição de pesos aos indicadores através da aplicação de questionários para especialistas em planejamento de transportes, (3) Coleta de dados das áreas de estudo selecionadas, (4) Normalização dos dados através da lógica fuzzy, (5) Integração dos indicadores através da Combinação Linear Ponderada e (6) Análise dos resultados obtidos. Como resultado, foi possível identificar os indicadores para realizar uma avaliação da caminhabilidade. Foram coletados os dados em três áreas de estudo referentes a cada um dos indicadores e realizada avaliação com as notas normalizadas através das funções fuzzy para cada um dos indicadores. A aplicação foi realizada em três áreas diferentes da cidade de Ribeirão Preto para assim verificar a eficácia do método e realizar uma comparação do nível de caminhabilidade entre uma área central e duas áreas periféricas. Através dos resultados obtidos nas áreas de pesquisa foi possível identificar que o nível de caminhabilidade do munício é diferente entre os bairros, identificando que a área central e a área periférica ocupada por uma população de classe média/alta possui um nível de caminhabilidade superior a área periférica ocupada por uma população de classe média/baixa. A aplicação desta pesquisa pode ser utilizada como um modelo para analisar a caminhabilidade de áreas urbanas, podendo ser usado como ferramenta para definir melhorias visando aumentar as condições de segurança dos espaços para pedestres, aumentar a atratividade para este modo de transporte e estabelecer rotas mais acessíveis, com melhores condições de deslocamento. Os resultados da aplicação desta ferramenta poderão servir, também, como auxílio na tomada de decisões sobre investimentos na infraestrutura urbana para pedestres.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Urbana - PPGEUpor
dc.subject.cnpqENGENHARIASpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: Código de Financiamento 001por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2653656667798172por


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