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dc.contributor.authorFerreira, Maria Alice Vaz
dc.date.accessioned2016-06-02T19:28:59Z
dc.date.available2007-08-20
dc.date.available2016-06-02T19:28:59Z
dc.date.issued2006-05-08
dc.identifier.citationFERREIRA, Maria Alice Vaz. A abordagem ecológica como fundamento para a educação ambiental e gestão dos recursos hídricos em pequenas propriedades rurais na bacia do alto do Rio Pardo (São José do Rio Pardo, SP).. 2006. 119 f. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/1569
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectPardo, Rio, Bacia (MG e SP)por
dc.subjectAmbiente ruralpor
dc.subjectGestão das águaspor
dc.subjectPesquisa participantepor
dc.titleA abordagem ecológica como fundamento para a educação ambiental e gestão dos recursos hídricos em pequenas propriedades rurais na bacia do alto do Rio Pardo (São José do Rio Pardo, SP)por
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Oliveira, Haydée Torres de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5458113597909705por
dc.description.resumoEste trabalho teve como questão central as contribuições que a Educação Ambiental e a abordagem ecológica das águas poderiam apresentar para a gestão dos ecossistemas aquáticos, com ênfase no meio ambiente rural. Para isto, foi realizado um estudo de caso com uma comunidade rural inserida na bacia do alto rio Pardo, no Município de São José do Rio Pardo, SP. A caracterização do contexto estudado e dos participantes desta pesquisa revelou a perda da biodiversidade local, bem como transformações negativas nos ecossistemas aquáticos e terrestres, associadas às praticas de manejo das unidades produtivas. Algumas características do sistema de produção e comercialização dos produtos cultivados se mostraram incompatíveis com o desenvolvimento de uma agricultura sustentável, uma vez que, geram grandes impactos negativos no ambiente natural, ao mesmo tempo em que não oferecem retornos econômicos satisfatórios, no contexto analisado. Considerando esses aspectos da realidade local, foi desenvolvido e implementado, de forma participativa, uma intervenção educativa com os participantes da comunidade rural, bem como com uma comunidade escolar. Esta intervenção objetivou a construção conjunta de conhecimentos para a gestão otimizada e contextualizada da água no ambiente rural. Os resultados dessas intervenções mostraram que a abordagem ecológica da água e a Educação Ambiental podem contribuir nos processos de gestão dos ecossistemas aquáticos visando a minimização dos impactos ambientais deste setor produtivo, com contribuições para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável. Estas contribuições podem se dar através da participação das comunidades na busca de alternativas para a minimização dos impactos das práticas produtivas sobre os ecossistemas, considerando-se a importância das águas tanto para os seres humanos, como para os demais seres vivos. A participação dos usuários da água no estabelecimento de mecanismos de gestão possibilita o desenvolvimento de instrumentos condizentes com as realidades consideradas. Desta forma, a viabilidade ambiental da implementação de tais instrumentos pode ser considerada, com abordagem sobre os aspectos biológicos, históricos, culturais, sócio-econômicos, dentre outros, que compõem o ambiente.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais - PPGERNpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIApor
dc.contributor.authorlatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=P181241por


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