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dc.contributor.authorTorre, Larissa Cristina
dc.contributor.authorSemenzato, Carolina de Campos
dc.date.accessioned2022-03-23T14:19:28Z
dc.date.available2022-03-23T14:19:28Z
dc.date.issued2021-12-02
dc.identifier.citationTORRE, Larissa Cristina; SEMENZATO, Carolina de Campos. “Ele achou que ia ganhar um diploma também”: a experiência de mães estudantes e seus bebês, nos cursos de graduação de uma universidade pública. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15736.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15736
dc.description.abstractWomen had to fight to conquer the right of access to education, and only in the year 1879, in Brazil, women obtained the right to attend higher education. Despite this delay, when comparing the number of men and women graduating from Higher Education in Brazil, according to the Census of Higher Education 2019, published by the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), we note that the percentage of women graduating from higher education is greater. In addition, the 2016 Higher Education Census reveals that women represent 57.2% of the total number of students enrolled in undergraduate courses. However, even though thousands of women enter higher education every year and pregnancy is a natural biological process that can happen in a planned or unplanned way, higher education institutions still seem unprepared to deal with the situation of pregnant students, for which there is the need to continue advancing to make these women welcome. The present work sought to give voice and space to women who went through the experience of gestating a life while they were attending an undergraduate course. We had the participation of eight women who had their reports collected through video calls. The meetings were held by the Google Meet platform, with an average duration of one hour each, through a semi-structured interview. We consider these reports a first approach to the topic of pregnancy during graduation, a brief account of the context of UFSCar, a subject that, we believe, needs to continue to be debated by the entire university community.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGraduaçãopor
dc.subjectGravidezpor
dc.subjectAlunaspor
dc.subjectUniversidade públicapor
dc.subjectGraduationeng
dc.subjectPregnancyeng
dc.subjectPublic universityeng
dc.subjectFemale studentseng
dc.title“Ele achou que ia ganhar um diploma também”: a experiência de mães estudantes e seus bebês, nos cursos de graduação de uma universidade públicapor
dc.title.alternative“He thought he was going to earn a degree too”: the experience of student mothers and their babies in undergraduate courseseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Magalhaes, Lilian Vieira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8695787131933459por
dc.description.resumoAs mulheres precisaram lutar para conquistar o direito de acesso à educação, e somente no ano de 1879, no Brasil as mulheres obtiveram o direito de frequentar o ensino superior. Apesar desse atraso, ao compararmos o número de homens e mulheres concluintes do Ensino Superior no Brasil, segundo o Censo da Educação Superior 2019, publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), notamos que o percentual de mulheres concluintes é maior (INEP, 2019). Além disso, o Censo da Educação Superior de 2016, revela que as mulheres representam 57,2% do total de estudantes matriculados em cursos de graduação. Entretanto, apesar de milhares de mulheres adentrarem no ensino superior todos os anos e a gravidez ser um processo biológico natural que pode vir a acontecer de maneira planejada ou não, as instituições de nível superior ainda parecem preparadas para lidar com a situação de estudantes grávidas, e precisam continuar avançando para possibilitarem maior acolhimento a essas mulheres. O presente trabalho buscou dar voz e espaço de fala às mulheres que passaram pela experiência de gestar uma vida enquanto estavam cursando uma graduação. contamos com a participação de oito mulheres que tiveram seus relatos coletados através de vídeo chamadas. Os encontros foram realizados pela plataforma Google Meet, com duração média uma hora cada, através de entrevista semi-estruturada. Nós consideramos esses relatos uma primeira aproximação ao tema da gravidez durante a graduação, um breve relato do contexto da UFSCar, assunto que, acreditamos, precisa continuar a ser debatido por toda a comunidade universitária.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1603471363889621por
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5684477854885069por
dc.publisher.courseTerapia Ocupacional - TOpor


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