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dc.contributor.authorCoelho, Flávia dos Santos
dc.date.accessioned2022-03-31T16:15:36Z
dc.date.available2022-03-31T16:15:36Z
dc.date.issued2022-02-16
dc.identifier.citationCOELHO, Flávia dos Santos. O circuito bregueiro de Belém do Pará: compreendendo a dimensão ocupacional dos Bailes da Saudade. 2022. Dissertação (Mestrado em Terapia Ocupacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15788.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15788
dc.description.abstractIn the city of Belém do Pará, Brega music parties find a privileged scenario of artistic expression, carrying with them different meanings, as such: affective memories linked to leisure, sociability networks between family and friends and to the daily practices of the popular classes that involve the Brega genre, among others, but which are socially stigmatized. These parties are routinely held in the city of Belém by several main characters, 3 of which are best known: the DJ's, the Bregueiros (producers) and the Festeiros (partygoers). The social stigmas attributed to the party’s participants are mainly linked to derogatory notions that refer to bad aesthetic taste and ways of living perceived as inferior, which can be motivated by hegemonically imposed cultural standards. This work focuses on the Baile da Saudade. The objective of this research was to identify the meanings of engaging of/in the Baile da Saudade parties in the city of Belém do Pará and describing the dynamics of the Brega circuit. Occupational Science contributed to the understanding of this phenomenon, through the detailing of the collective occupational dimension present in the parties. The research, of a qualitative nature, was inspired by an ethnographic approach, was carried out with 5 participants, being 1 DJ, 2 partygoers and 2 producers. The data generation was done through semi-structured interviews and the Photovoice. Both resources were analyzed using Thematic Analysis. The study revealed the constraints, tensions, and opportunities of engaging of/in the Baile da Saudade parties, as a collective occupation, as well as yielded the reflection on theoretical-practical elements in the field of Occupational Science and Occupational Therapy, notably in the Culture field.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBregapor
dc.subjectEstigma socialpor
dc.subjectResistência culturalpor
dc.subjectCiência ocupacionalpor
dc.subjectTerapia ocupacionalpor
dc.subjectTackyeng
dc.subjectSocial stigmaeng
dc.subjectCultural resistanceeng
dc.subjectOccupational scienceeng
dc.subjectOccupational therapyeng
dc.titleO circuito bregueiro de Belém do Pará: compreendendo a dimensão ocupacional dos Bailes da Saudadepor
dc.title.alternativeBelém's brega circuit: urderstanding the occupational dimension of saudade's ballseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Magalhães, Lilian Vieira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8695787131933459por
dc.description.resumoNa cidade de Belém do Pará, as festas de música Brega encontram um cenário privilegiado de expressão artística, carregando consigo significados diversos, a destacar: memórias afetivas ligadas ao lazer, às redes de sociabilidade entre familiares e amigos e às práticas cotidianas das classes populares que envolvem o gênero Brega, dentre outros, mas que são estigmatizados socialmente. Essas festas são realizadas rotineiramente na cidade de Belém por diversos personagens principais, sendo 3 os mais conhecidos: os DJ’s, os Bregueiros e os Festeiros. Os estigmas sociais atribuídos aos seus participantes são ligados, principalmente, a noções depreciativas que referem o mau gosto estético e modos de viver percebidos como inferiores, que podem ser motivados por padrões culturais hegemonicamente impostos. Este trabalho focaliza o Baile da Saudade. Objetivou-se com a pesquisa identificar os significados de ocupar-se das/nas festas de Baile da Saudade na cidade de Belém do Pará e descrever a dinâmica de funcionamento do circuito bregueiro. A Ciência Ocupacional contribuiu para a compreensão desse fenômeno, a partir do detalhamento da dimensão ocupacional coletiva presente nas festas. A pesquisa, de natureza qualitativa e inspirada por abordagem etnográfica, ouviu 5 participantes, sendo 1 DJ, 2 festeiros e 2 bregueiros. A geração dos dados foi feita através de entrevistas semiestruturadas e pelo Photovoice. Ambos os recursos foram analisados por meio de Análise Temática. O estudo revelou os condicionantes, as tensões e os potenciais de ocupar-se das/nas festas de Baile da Saudade, enquanto ocupação coletiva, bem como permitiu a reflexão sobre elementos teórico-práticos no campo da Ciência Ocupacional e da Terapia Ocupacional, notadamente no campo da cultura.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional - PPGTOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: Código de Financiamento 001por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6672248482554502por


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