Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorRibeiro, Natália Rodrigues
dc.date.accessioned2022-04-06T12:00:39Z
dc.date.available2022-04-06T12:00:39Z
dc.date.issued2022-03-10
dc.identifier.citationRIBEIRO, Natália Rodrigues. Identificação dos aspectos didáticos mais valorizados pelos licenciandos em química durante o desenvolvimento do Programa Residência Pedagógica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15812.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15812
dc.description.abstractThis study aimed to identify the didactic aspects most valued in the initial training of students of the Degree in Chemistry, at the Federal University of São Carlos, Sorocaba campus, who were members of the Pedagogical Residency Program (PRP). For this, 150 narratives constructed by the undergraduates participating in the PRP were collected during the second half of 2020, which, as a result of the Coronavirus pandemic, were taught remotely. The analytical methodology used was the discursive textual analysis of Morais and Galiazzi (2006). The analysis process allowed the identification of six categories: “Use of media in remote teaching”; “External context to school education”; “Teacher methodology in remote teaching”; “Difficulty of students and graduates in remote teaching”; “Reflection on teaching”; and “Reflections about the school”. These categories revealed the main didactic aspects valued by the undergraduates and also presented the difficulties and learning of the undergraduates in taking the PRP in the remote modality.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolíticas públicas educacionaispor
dc.subjectPrograma Residência Pedagógicapor
dc.subjectEnsino remotopor
dc.subjectPublic educational policieseng
dc.subjectPedagogical residency programeng
dc.subjectRemote teachingeng
dc.titleIdentificação dos aspectos didáticos mais valorizados pelos licenciandos em química durante o desenvolvimento do Programa Residência Pedagógicapor
dc.title.alternativeIdentification of the didactic aspects most valued by undergraduates in chemistry during the development of the Pedagogical Residency Programeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Santos Junior, João Batista
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5615071332323472por
dc.description.resumoEste trabalho objetivou identificar quais são os aspectos didáticos mais valorizados na formação inicial dos alunos do curso de Licenciatura em Química, da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba, que eram integrantes do Programa Residência Pedagógica (PRP). Para isso foram coletadas 150 narrativas construídas pelos licenciandos participantes do PRP durante o segundo semestre de 2020, que em decorrência da pandemia de Coronavírus, foram cursadas de maneira remota. A metodologia analítica utilizada foi a análise textual discursiva de Morais e Galiazzi (2006). O processo de análise permitiu identificar seis categorias: “Uso de mídias no ensino remoto”; “Contexto externo à educação escolar”; “Metodologia do professor no ensino remoto”; “Dificuldade dos estudantes e licenciandos no ensino remoto”; “Reflexão sobre a docência”; e “Reflexões acerca da escola”. Essas categorias revelaram os principais aspectos didáticos valorizados pelos licenciandos e também apresentaram as dificuldades e aprendizagens dos licenciandos em cursar o PRP na modalidade remota.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.publisher.courseQuímica - QL-Sopor


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil