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dc.contributor.authorPozza, Didier David
dc.date.accessioned2016-06-02T19:29:02Z
dc.date.available2007-04-16
dc.date.available2016-06-02T19:29:02Z
dc.date.issued2006-11-30
dc.identifier.citationPOZZA, Didier David. Representação ambiental de alunos do ensino fundamental. Implantação da agenda 21 em escola pública municipal de Batatais/SP.. 2006. 122 f. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/1581
dc.description.abstractThis study verified the representation of environment and environmental damages by the students from three different elementary schools in Batatais/SP. The research was taken through a questionary, and the result showed that most part of the students did not include the human being as an element of the environment. In a generic way, the most cited environmental damage, as well as the most perceived, according to the place, was the one relating to deforestation and forest fire activities.The great number of students realize the effect of this occurrence in their health and in the air, and the main actions suggested by them to the population are the ones related to right garbage destination and trees plantation. The book, the teacher and the television appear as the principal environmental sources and the people are pointed out as the most responsible ones for these damages; at the same time they lay the responsability on the government for the resolution of this problem. The implantation of Agenda 21 in a public school in basic education in Batatais/SP was evaluated. For this purpose, a socio-environmental diagnosis of a school was elaborated. The development of this Agenda 21 was conducted according to partnership principles, dialogue and consesus, suggested by this document, stimulating the capacity of observing, thinking and acting of the students and teachers, arousing self critical judgement, contributing to active citzenship practice, acting on the environment conservation.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectPercepção ambientalpor
dc.subjectAgenda 21por
dc.titleRepresentação ambiental de alunos do ensino fundamental. Implantação da agenda 21 em escola pública municipal de Batatais/SPpor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Santos, José Eduardo dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8533387365058570por
dc.description.resumoEste trabalho verificou a representação de meio ambiente e danos ambientais por alunos de três unidades escolares do ensino fundamental do município de Batatais/SP. A pesquisa foi feita por meio de questionário. Verificou-se que a maior parte dos alunos não inclui o ser humano como elemento constituinte do ambiente. O dano ambiental mais citado de forma genérica, bem como, o mais percebido a nível local, foi relativo às atividades de desmatamento/queimadas. A maior parte dos alunos que percebe a ocorrência de danos locais disse sentir-se prejudicada com os mesmos, em relação à saúde e à poluição do ar. A principal ação sugerida pelos estudantes às pessoas para conservação do meio ambiente são aquelas relativas à correta destinação do lixo e ao plantio de árvores, enquanto eles próprios alegam cuidarem do meio ambiente colocando o lixo em locais adequados. O livro, o professor e a televisão aparecem como as principais fontes de informação ambiental. Os estudantes indicam as pessoas como os principais responsáveis pelo surgimento de danos ambientais, excluindose, no entanto, da responsabilidade sobre os mesmos. Os mesmos atribuem ao governo a responsabilidade pela resolução desses danos. Foi avaliada a implantação da Agenda 21 em uma escola pública de ensino fundamental em Batatais/SP. Para tanto, foi elaborado um diagnóstico socioambiental do ambiente escolar. O desenvolvimento da Agenda 21 atendeu aos princípios de parceria, diálogo e consenso, sugeridos por esse documento; estimulando a capacidade de observar, pensar e agir dos alunos e professoras, despertando o senso crítico dos mesmos; contribuindo para o exercício da cidadania ativa; atuando na conservação do ambiente.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais - PPGERNpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9486706412173644por


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