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dc.contributor.authorStavel, Michael de Oliveira
dc.date.accessioned2022-04-29T13:07:57Z
dc.date.available2022-04-29T13:07:57Z
dc.date.issued2022-03-18
dc.identifier.citationSTAVEL, Michael de Oliveira. Ensino de física para surdos: um estudo das teses e dissertações (2007 – 2020). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15950.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15950
dc.description.abstractThis final paper approaches the state of knowledge about physics teaching for deaf in the two first decades of the 21th century. For this purpose, a survey of the works present in the CAPES theses and dissertations catalog was carried out and, subsequently, an analysis from titles and abstracts of these thesis and dissertations were made. The study questions are: how many and which are there on this subject? Are these researches articulated? Are there conclusions about methodologies to teach physics with people with hearing disability? What have been the concerns of researchers in the teaching of physics for the deaf? These questions provided theses objectives: to present an overview of theses and dissertations about physics teaching for deaf and discuss methodological and pedagogical aspects found in these works. The results indicated a trend of increasing academic production over the years. Furthermore, we found 27 works distributed in the five regions of Brazil, which can be classified into three thematic approaches: 1) related to didactic resources; 2) related to the understanding of the learning process and, 3) related to communication in LIBRAS of scientific terms. It is necessary to mention that these three thematic focus were also described by other authors, in similar studies, which supported and contributed to this final paper.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de físicapor
dc.subjectSurdezpor
dc.subjectEstado do conhecimentopor
dc.subjectPhysics teachingeng
dc.subjectDeafnesseng
dc.subjectState of knowledgepor
dc.titleEnsino de física para surdos: um estudo das teses e dissertações (2007 – 2020)por
dc.title.alternativeTeaching physics for the deaf: a study of theses and dissertations (2007 – 2020)eng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Silva, Fernanda Keila Marinho da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6390725197649567por
dc.contributor.advisor-co1Cruz, Tersio Guilherme de Souza
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0705292304279277por
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso apresenta um estudo “estado do conhecimento” acerca da produção acadêmica sobre o ensino de física para surdos nas duas primeiras décadas do século XXI. Para isso, fez-se um levantamento dos trabalhos presentes no catálogo de teses e dissertações CAPES e, posteriormente, procedeu-se à análise dos títulos e resumos destas teses e dissertações. As perguntas que orientam a pesquisa foram: Quais e quantos trabalhos existem sobre o ensino para surdos? Estes trabalhos “conversam” entre si? Há conclusões a respeito de metodologias a serem adotadas para trabalhar a física com pessoas com deficiência auditiva? Quais vem sendo as preocupações dos pesquisadores do ensino de física para surdos? A partir destas questões, os objetivos foram: Mapear a produção acadêmica, com foco nas teses e dissertações, no campo do conhecimento sobre ensino de física para surdos e discutir os aspectos pedagógicos e metodológicos que se destacam nestes trabalhos. Os resultados indicaram uma tendência de aumento da produção acadêmica com o passar dos anos, além da existência de 27 trabalhos, defendidos de forma distribuída nas cinco regiões do Brasil, que podem ser classificados em três enfoques temáticos, sendo o primeiro relacionado ao foco dado aos recursos didáticos, o segundo relacionado ao foco no entendimento do processo de aprendizagem e o terceiro relacionado à sinalização em LIBRAS dos termos científicos. É preciso mencionar que esses três enfoques temáticos foram descritos também por outros autores, em estudos semelhantes, os quais fundamentaram e contribuíram com este trabalho final de conclusão de curso.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5492344550474990por
dc.publisher.courseFísica - FL-Sopor


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