Show simple item record

dc.contributor.authorSouza, Matheus Rossini de
dc.date.accessioned2022-05-03T23:11:07Z
dc.date.available2022-05-03T23:11:07Z
dc.date.issued2022-04-18
dc.identifier.citationSOUZA, Matheus Rossini de. Evolução das exportações brasileiras de soja nos períodos 2011-2013 e 2018-2020. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15997.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15997
dc.description.abstractGiven the importance of the soybean market, being the largest exporter and the largest producer of the good on the planet, the present work aims to analyze the evolution of Brazilian exports from the soy complex, which mainly involves grain, bran and oil, through the Constant Market-Share methodology. The importance of the good nowadays is mainly reflected in livestock, biodiesel production and the food industry. Analyzing the periods of 2011-2013 and 2018-2020, it was concluded that soybean exports evolved predominantly through Competitiveness Effect, which demonstrates that Brazil has gained market over the years vis-in to other nations. Here, it is worth mentioning the significant importance of China to Brazil in the soybean market, since the country is the largest buyer of Brazilian oilseeds. Finally, oil and soybean meal exported by Brazil had a fall in their exports, mainly due to the Potential Effect. This demonstrates a fall in global demand for the goods and reinforces the country's position in the export of unprocessed products, using its comparative advantages. In the case of oil, the loss of competitiveness in the world market also contributed to the reduction of exports of this product. Thus, it is important that Brazil solves its logistical and productivity bottlenecks in order to maintain its international competitiveness, as well as seek new markets for oil and bran exports, diversifying the export agenda.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSojapor
dc.subjectConstant market shareeng
dc.subjectExportaçõespor
dc.titleEvolução das exportações brasileiras de soja nos períodos 2011-2013 e 2018-2020por
dc.title.alternativeBrazilian soybean exports in the periods 2011-2013 and 2018-2020eng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Castro, Eduardo Rodrigues de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5702172673123334por
dc.description.resumoDiante da imponência brasileira no mercado de soja, sendo o maior exportador e maior produtor do bem no planeta, o presente trabalho tem como objetivo analisar a evolução das exportações brasileiras do complexo de soja, que envolve majoritariamente o grão, o farelo e o óleo, através da metodologia de Constant Market-Share. A importância do bem nos tempos atuais se reflete, principalmente, na pecuária, na produção de biodiesel e na indústria alimentícia. Analisando os períodos de 2011-2013 e 2018-2020, chegou-se a conclusão de que as exportações do grão de soja evoluíram, predominantemente, pelo Efeito Competitividade, o que demonstra que o Brasil ganhou mercado ao longo dos anos perante às demais nações. Aqui, vale citar a significativa importância da China para o Brasil no mercado da soja, de forma que o país é o maior comprador da oleaginosa brasileira. Por fim, o óleo e o farelo de soja exportados pelo Brasil tiveram queda nas suas exportações, devido principalmente ao Efeito Potencial. Isso demonstra uma queda da demanda mundial pelos bens e reforça a posição do país na exportação de produtos não processados, utilizando-se de suas vantagens comparativas. No caso do óleo, a perda de competitividade no mercado mundial também contribuiu para a redução das exportações desse produto. Dessa maneira, é importante que o Brasil resolva seus gargalos logísticos e de produtividade para que mantenha sua competitividade internacional, assim como busque novos mercados para as exportações de óleo e farelo, diversificando a pauta exportadora.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INTERNACIONAL::RELACOES DO COMERCIO; POLITICA COMERCIAL; INTEGRACAO ECONOMICApor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.publisher.courseCiências Econômicas - CEc-Sopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil