dc.contributor.author | Oliveira, Júlio César Gomes | |
dc.date.accessioned | 2022-05-10T11:53:38Z | |
dc.date.available | 2022-05-10T11:53:38Z | |
dc.date.issued | 2022-04-29 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Júlio César Gomes. Utilização da plataforma arduino para a automatização de um circuito RLC acoplado para coleta de dados. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16097. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16097 | |
dc.description.abstract | The increasing integration of technology in science teaching laboratories, through software and computerization, has motivated teachers and students to develop technical skills involving scientific computing. In this work we present such integration using a simple and low cost experiment. In particular, we present how the data collection procedure in a coupled two-loop RLC resonant circuit can be computerized using the Arduino platform. To obtain the system parameters for the implementation of the experiment, it was necessary to perform simulations of the proposed circuit using the Multisim electronic circuit simulator. After verifying the same behavior of the system reported in the literature, the real circuit was implemented and the data collection was performed manually using an oscilloscope. The results showed that the real circuit exhibits the same phenomenology observed in the simulations. Then, the computerization of the data collection procedure was performed in the experiment using the arduino platform together with the PLX-DAQ software, to generate a graph in real time that describes the behavior of the system. The experimental results obtained manually and by the computerized system showed excellent agreement, showing that the computerization process does not interfere with the behavior of the system. Such process proved to be very advantageous, as it reduced the data collection procedure from two hours to just fifteen minutes. Additionally to the process of integration between experimentation, theory, use of technology and computer simulation, the computerization implemented in the analyzed circuit can help the teacher to considerably reduce the time spent for repetitive activities in an experiment, such as data collection, in such a way that the lesson time can be better used for analysis and discussion of results. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Experimentação | por |
dc.subject | Simulação Computacional | por |
dc.subject | Automatização | por |
dc.subject | Ressonância | por |
dc.subject | Ensino de Física | por |
dc.subject | Experimentation | eng |
dc.subject | Computational Simulation | eng |
dc.subject | Computerization | eng |
dc.subject | Resonance | eng |
dc.subject | Physics Teaching | eng |
dc.title | Utilização da plataforma arduino para a automatização de um circuito RLC acoplado para coleta de dados | por |
dc.title.alternative | Use of the Arduino platform for the computerization of a coupled RLC circuit for data collection | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Souza, James Alves | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2212240621620011 | por |
dc.description.resumo | A crescente integração de tecnologias nos laboratórios de ensino de ciências, através de softwares e automatização de experimentos, tem motivado professores e alunos a desenvolverem habilidades técnicas envolvendo computação científica. Neste trabalho apresentamos tal integração através de um experimento simples e de baixo custo. Especificamente, apresentamos como o processo de coleta de dados em um circuito RLC ressonante de duas malhas acoplado pode ser automatizado utilizando a plataforma arduino. Para obtenção dos parâmetros do sistema para a implementação do experimento, foi necessário realizar simulações do circuito com o simulador de circuitos eletrônicos Multisim. Após verificar o comportamento do sistema reportado na literatura, o circuito real foi implementado e a aquisição de dados foi feita manualmente utilizando um osciloscópio. Os resultados mostraram que o circuito real exibe a mesma fenomenologia observada nas simulações. Em seguida, a automatização do processo de coleta de dados foi feita no experimento utilizando a plataforma arduino em conjunto com o software PLX-DAQ para gerar o gráfico que descreve o comportamento do sistema em tempo real. Os resultados experimentais obtidos manualmente e automaticamente apresentaram excelente concordância, mostrando que o processo de automatização não interfere no comportamento do sistema. A automatização do processo mostrou-se muito vantajosa, pois esta permitiu reduzir o tempo de experimentação do sistema de duas horas para apenas quinze minutos. Isso mostra que a automatização implementada no circuito analisado, além de promover o processo de integração entre experimentação, teoria, uso de tecnologias e simulações computacionais, pode auxiliar o professor a diminuir consideravelmente o tempo técnico de atividades repetitivas em um experimento, como a coleta de dados, de tal forma que o tempo de aula pode ser melhor aproveitado para análises e discussões de resultados. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/0276362829730225 | por |
dc.publisher.course | Física - FL-So | por |