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dc.contributor.authorFernandes, Karen Andressa
dc.date.accessioned2022-08-01T12:08:39Z
dc.date.available2022-08-01T12:08:39Z
dc.date.issued2022-04-28
dc.identifier.citationFERNANDES, Karen Andressa. Do entusiasmo ao alerta, do alerta ao incômodo: sentidos do som ferroviário. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16438.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16438
dc.description.abstractThe perception of sound is subjective in a way that the same sound can evoke different meanings, perceptions, and reactions in the individuals exposed to it. In the case of railway sounds, some conflicts have arisen from freight train traffic and mainly from the activation of the horn, an acoustic warning used to eliminate or minimize the risk of accidents: on the one hand, railway concession companies are obligated by safety standards to issue this early warning; on the other hand, portions of the population exposed to such sound feeling annoyed and harmed in terms of their environmental rights. Considering the safety in the face of the risks that the system offers and the emergence of environmental rights, we aim to describe the socio-environmental process that has made the relationship between railway traffic and some neighboring residents conflictive, focusing on a railway that cuts through the urban area of São Carlos city (São Paulo, Brazil). In that municipality, one of the emblematic expressions of this conflict is the opening of a civil inquiry by the Federal Public Ministry of São Carlos to ascertain whether noise pollution occurs due to the activities of the company responsible for rail traffic. From an interdisciplinary perspective, we combined bibliographic research with documental research to elucidate the socio-historical transformations of the relationship between the railway system and its sounds for the urban dwellers, followed by the mobilization of notions from Discourse Analysis. We demonstrate that the senses attributed to the railroad sound have a historical and sociological dimension linked to the changes in how citizens related to the railroad and how they interact with it today. The transition of senses about the railway system and its sounds has moved markedly from enthusiasm to nuisance in recent years, that is, from topophilia to topophobia. This process is a constitutive part of the metamorphoses in the risk society, in which different types of risks, disjunctions in the technical guidelines that intend to control them, and changes in the soundscape emerge.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRuído ferroviáriopor
dc.subjectPoluição sonorapor
dc.subjectPercepção ambientalpor
dc.subjectModernidade reflexivapor
dc.subjectHistória ferroviáriapor
dc.subjectRailway noiseeng
dc.subjectNoise pollutioneng
dc.subjectEnvironmental perceptioneng
dc.subjectReflexive modernityeng
dc.subjectRailway historyeng
dc.titleDo entusiasmo ao alerta, do alerta ao incômodo: sentidos do som ferroviáriopor
dc.title.alternativeFrom enthusiasm to alert, from alert to annoyance: railway sound senseseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Valêncio, Norma Felicidade Lopes da Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7161606146208875por
dc.contributor.advisor-co1Zannin, Paulo Henrique Trombetta
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4486110803975352por
dc.description.resumoA percepção do som é subjetiva, de forma que um mesmo som pode suscitar diferentes sentidos, percepções e reações nos indivíduos expostos a ele. No caso dos sons ferroviários, têm emergido alguns conflitos decorrentes do tráfego de trens de carga e principalmente do acionamento da buzina, um alerta sonoro usado para eliminar ou minimizar riscos de acidentes: de um lado, empresas concessionárias de ferrovias são obrigadas, por normas de segurança, a emitir esse alerta antecipado; de outro, parcelas da população exposta a tal som sentem-se incomodadas e lesadas quanto a seus direitos ambientais. Considerando a segurança em face dos riscos que o sistema oferece e a emergência de direitos ambientais, objetivamos descrever o processo socioambiental que tem tornado conflituosa a relação entre o tráfego ferroviário e alguns moradores lindeiros, tendo como foco de estudo a ferrovia que corta a zona urbana de São Carlos (São Paulo, Brasil). Nesse município, há uma das expressões emblemáticas daquele conflito: a instauração de um inquérito civil pelo Ministério Público Federal de São Carlos para apurar se ocorre poluição sonora devido às atividades da empresa responsável pelo tráfego ferroviário. Sob uma perspectiva interdisciplinar, combinamos a pesquisa bibliográfica com a pesquisa documental, a fim de elucidar as transformações sócio-históricas dos nexos de sentido do sistema ferroviário e seus sons para os moradores urbanos, seguidas pela mobilização de noções da Análise do Discurso. Demonstramos que os sentidos atribuídos ao som ferroviário têm uma dimensão histórica e sociológica ligada às alterações na forma como cidadãos se relacionavam com a ferrovia e como interagem com ela atualmente. A transição de sentidos acerca do sistema ferroviário e dos seus sons passou marcadamente do entusiasmo ao incômodo em anos recentes, isto é, da topofilia para a topofobia. Tal processo é parte constitutiva das metamorfoses na sociedade de risco, na qual emergem diferentes tipos de riscos, disjunções nas orientações técnicas que os pretendem controlar e mudanças na paisagem sonora.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Ambientais - PPGCAmpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA URBANApor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::FERROVIAS; PROJETOS E CONSTRUCAOpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA URBANApor
dc.description.sponsorshipIdCódigo de financiamento 001por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0260811586609682por


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