dc.contributor.author | Gomes, Thayllon Orzechowsky | |
dc.date.accessioned | 2022-08-08T14:04:03Z | |
dc.date.available | 2022-08-08T14:04:03Z | |
dc.date.issued | 2022-06-01 | |
dc.identifier.citation | GOMES, Thayllon Orzechowsky. O uso da internet como ferramenta educativa para a conservação da fauna. 2022. Dissertação (Mestrado em Conservação da Fauna) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16471. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16471 | |
dc.description.abstract | The social medias have gained more and more prominence and importance in the academic
environment, being used as a primary source of data or in scientific communication,
environmental education (EE), and citizen science initiatives. However, the range and real
impact of these initiatives on the public are still unknown. To verify the potential of social
networks as a tool for wildlife conservation, an analysis of conservationist profiles present on
Facebook and Instagram was carried out. We evaluated their engagement metrics,
characterized a sample of their audience and identified the impact of their posts. The data were
obtained through active data mining and the application of a structured questionnaire. 201
people who follow the conservationist profiles answered the characterization questionnaire.
We found that a very specific portion of the Brazilian population follows the profiles, this
portion being composed of young, white, female people with a high level of education. We
also observed that more than half of the public sample has a direct relationship with
environmental areas. When evaluating the engagement metrics of the profiles, we observed
that they have low interaction with the public when compared to the total number of followers.
In addition, we observed that video posts had great potential to reach more people. In the
present study, almost all the participants (97%; N = 194) stated that the publications made by
the conservationist profiles were already responsible for new knowledge or for changing their
perception of biodiversity. The data presented here corroborate the importance that social
media have in today's society and demonstrate that they can be an important ally for the
conservation of biodiversity, but the reach of posts to a very limited audience is a problem to
be overcome. | eng |
dc.description.sponsorship | Outra | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Biodiversidade | por |
dc.subject | Comunicação científica | por |
dc.subject | Facebook | por |
dc.subject | Instagram | por |
dc.subject | Biodiversity | por |
dc.subject | Scientific communication | por |
dc.title | O uso da internet como ferramenta educativa para a conservação da fauna | por |
dc.title.alternative | The internet as an educational tool for wildlife conservation | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | São Pedro, Vinícius de Avelar | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7404103190291423 | por |
dc.description.resumo | As redes sociais têm ganhado cada vez mais destaque e importância no meio acadêmico, seja
para coleta como fonte primária de dados ou em iniciativas de divulgação científica, educação
ambiental (EA) e ciência cidadã. Entretanto, o alcance e o real impacto dessas iniciativas sobre
o público ainda são desconhecidos. Para verificar o potencial das redes sociais como ferramenta
para conservação da fauna, foi realizada uma análise de perfis conservacionistas presentes no
Facebook e Instagram, avaliando suas métricas de engajamento, caracterizando uma amostra
do público e identificando o impacto das publicações. Os dados foram obtidos através da
mineração ativa de dados e aplicação de questionário estruturado. Um total de 201 pessoas que
seguem os perfis conservacionistas responderam ao questionário de caracterização.
Verificamos que uma parcela bem específica da população brasileira, isto é, pessoas jovens,
brancas, do gênero feminino e com alto grau de escolaridade acompanham os perfis. Além
disso, observa-se que mais da metade da amostra do público possui uma relação direta com a
área ambiental. Ao avaliar as métricas de engajamento dos perfis, verifica-se que estes possuem
uma baixa interação com o público quando comparado com o número total de seguidores.
Também foi possível observar que conteúdos no formato de vídeo apresentaram grande
potencial para alcançar um número maior de pessoas. No presente estudo, a quase totalidade
dos participantes (97%; N = 194) afirmou que as publicações realizadas pelos perfis
conservacionistas já foram responsáveis pela aquisição de algum novo conhecimento ou por
alterar sua percepção sobre um determinado assunto relacionado à biodiversidade. Os
resultados corroboram a importância que as redes sociais possuem na sociedade atual e
demonstram que estas podem ser uma importante aliada para a conservação da biodiversidade,
mas o alcance das postagens a um público muito limitado é um problema a ser superado. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Conservação da Fauna - PPGCFau | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/9117924758130265 | por |