Show simple item record

dc.contributor.authorGomes, Thayllon Orzechowsky
dc.date.accessioned2022-08-08T14:04:03Z
dc.date.available2022-08-08T14:04:03Z
dc.date.issued2022-06-01
dc.identifier.citationGOMES, Thayllon Orzechowsky. O uso da internet como ferramenta educativa para a conservação da fauna. 2022. Dissertação (Mestrado em Conservação da Fauna) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16471.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16471
dc.description.abstractThe social medias have gained more and more prominence and importance in the academic environment, being used as a primary source of data or in scientific communication, environmental education (EE), and citizen science initiatives. However, the range and real impact of these initiatives on the public are still unknown. To verify the potential of social networks as a tool for wildlife conservation, an analysis of conservationist profiles present on Facebook and Instagram was carried out. We evaluated their engagement metrics, characterized a sample of their audience and identified the impact of their posts. The data were obtained through active data mining and the application of a structured questionnaire. 201 people who follow the conservationist profiles answered the characterization questionnaire. We found that a very specific portion of the Brazilian population follows the profiles, this portion being composed of young, white, female people with a high level of education. We also observed that more than half of the public sample has a direct relationship with environmental areas. When evaluating the engagement metrics of the profiles, we observed that they have low interaction with the public when compared to the total number of followers. In addition, we observed that video posts had great potential to reach more people. In the present study, almost all the participants (97%; N = 194) stated that the publications made by the conservationist profiles were already responsible for new knowledge or for changing their perception of biodiversity. The data presented here corroborate the importance that social media have in today's society and demonstrate that they can be an important ally for the conservation of biodiversity, but the reach of posts to a very limited audience is a problem to be overcome.eng
dc.description.sponsorshipOutrapor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiodiversidadepor
dc.subjectComunicação científicapor
dc.subjectFacebookpor
dc.subjectInstagrampor
dc.subjectBiodiversitypor
dc.subjectScientific communicationpor
dc.titleO uso da internet como ferramenta educativa para a conservação da faunapor
dc.title.alternativeThe internet as an educational tool for wildlife conservationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1São Pedro, Vinícius de Avelar
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7404103190291423por
dc.description.resumoAs redes sociais têm ganhado cada vez mais destaque e importância no meio acadêmico, seja para coleta como fonte primária de dados ou em iniciativas de divulgação científica, educação ambiental (EA) e ciência cidadã. Entretanto, o alcance e o real impacto dessas iniciativas sobre o público ainda são desconhecidos. Para verificar o potencial das redes sociais como ferramenta para conservação da fauna, foi realizada uma análise de perfis conservacionistas presentes no Facebook e Instagram, avaliando suas métricas de engajamento, caracterizando uma amostra do público e identificando o impacto das publicações. Os dados foram obtidos através da mineração ativa de dados e aplicação de questionário estruturado. Um total de 201 pessoas que seguem os perfis conservacionistas responderam ao questionário de caracterização. Verificamos que uma parcela bem específica da população brasileira, isto é, pessoas jovens, brancas, do gênero feminino e com alto grau de escolaridade acompanham os perfis. Além disso, observa-se que mais da metade da amostra do público possui uma relação direta com a área ambiental. Ao avaliar as métricas de engajamento dos perfis, verifica-se que estes possuem uma baixa interação com o público quando comparado com o número total de seguidores. Também foi possível observar que conteúdos no formato de vídeo apresentaram grande potencial para alcançar um número maior de pessoas. No presente estudo, a quase totalidade dos participantes (97%; N = 194) afirmou que as publicações realizadas pelos perfis conservacionistas já foram responsáveis pela aquisição de algum novo conhecimento ou por alterar sua percepção sobre um determinado assunto relacionado à biodiversidade. Os resultados corroboram a importância que as redes sociais possuem na sociedade atual e demonstram que estas podem ser uma importante aliada para a conservação da biodiversidade, mas o alcance das postagens a um público muito limitado é um problema a ser superado.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Conservação da Fauna - PPGCFaupor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9117924758130265por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil