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dc.contributor.authorCarvalho, Elis Souza de
dc.date.accessioned2022-08-12T12:16:01Z
dc.date.available2022-08-12T12:16:01Z
dc.date.issued2021-10-03
dc.identifier.citationCARVALHO, Elis Souza de. Impacto da tecnologia assistiva na infância e na adolescência na perspectiva dos pais: uma revisão sistemática da literatura. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16493.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16493
dc.description.abstractIntroduction: Alternative Communication devices and Assistive Technology are used in order to favor the occupations of children and teenagers, promoting their independence and autonomy in daily life. However, the way in which the impact of these resources is perceived by family members and other professionals who work with these users is a topic of interest, as these factors are essential for the implementation to be carried out. Objective: This study sought to verify the impact of implementing Assistive Technology devices in childhood and adolescence described in national and international literature in the family context. Methodology: A systematic literature review was carried out in national and international journals in the last ten years, adopting as inclusion criteria the use of devices from Augmentative and Alternative Communication systems and/or other Assistive Technology equipaments, in addition to describing its implementation involving children and teenagers with the cooperation of family members and other interlocutors in the interventions. Results: 22 articles were included in the analysis and highlighted the importance of the professionals working together with the families of Assistive Technology users in order to favor its use and bring positive impacts on daily life. Discussion: Assistive Technology resources can be considered essential for children, teenagers and their families in carrying out their activities, as they are able to promote quality of life, care facilitation, relief from caregiver burden, participation in meaningful activities and inclusion of its users in different contexts when implemented in order to meet their goals, taking into account their wishes and family specificities. Conclusions and final considerations: The results highlighted the importance of the participation of children, teenagers, their families and other interlocutors in decision-making about which devices and systems should be implemented, as well as for their continuing education so that the devices used reach the objective of expanding the participation and independence of its users in the different contexts in which they are inserted.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFamiliapor
dc.subjectTecnologia Assistivapor
dc.subjectSeleçãopor
dc.subjectFamilyeng
dc.subjectAssistive Technologyeng
dc.subjectSelectioneng
dc.titleImpacto da tecnologia assistiva na infância e na adolescência na perspectiva dos pais: uma revisão sistemática da literaturapor
dc.title.alternativeImpact of assistive technology on childhood and adolescence from the perspective of parents: a systematic review of the literatureeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Lourenço, Gerusa Ferreira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1474728505225459por
dc.contributor.advisor-co1Lino, Carolina Cristina Alves
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1032356815023991por
dc.description.resumoIntrodução: Os recursos de Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva são utilizados com o intuito de favorecer as ocupações de crianças e adolescentes, promovendo a sua independência e autonomia no dia a dia. No entanto, a maneira como o impacto desses recursos é percebida pelos familiares e demais profissionais que atuam com esses usuários é um tema de interesse, visto que esses fatores são essenciais para a efetivação do processo de implementação. Objetivo: Este estudo buscou verificar o impacto da implementação de recursos de Tecnologia Assistiva, com destaque para aqueles de comunicação alternativa, na infância e adolescência a partir da perspectiva dos pais, descritos nas literaturas nacional e internacional. Metodologia: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura em periódicos nacionais e internacionais nos últimos dez anos, adotando-se como critérios de inclusão o uso de recursos de sistemas de Comunicação Alternativa e Ampliada e/ou demais recursos de Tecnologia Assistiva, além de descrever a sua implementação envolvendo crianças e adolescentes com a cooperação de familiares e outros interlocutores nas intervenções que coletasse informações sobre a perspectiva desses familiares. Resultados: 22 artigos foram incluídos na análise e salientaram a importância do trabalho conjunto dos profissionais com as famílias dos usuários de Tecnologia Assistiva a fim de favorecer o seu uso e trazer impactos positivos na vida cotidiana. Discussão: Os recursos de Tecnologia Assistiva podem ser considerados essenciais a crianças, adolescentes e seus familiares na realização das suas atividades, pois são capazes de promover qualidade de vida, a facilitação do cuidado, alívio da sobrecarga dos cuidadores, participação em atividades significativas e inclusão dos seus usuários em diferentes contextos quando implementados de modo a atender os seus objetivos, levando em consideração os seus desejos e especificidades da família. Conclusões e considerações finais: Os resultados encontrados apontam a importância da participação de crianças, adolescentes, seus familiares e demais interlocutores na tomada de decisão sobre quais recursos e sistemas deverão ser implementados, bem como para a sua formação continuada a fim de que os dispositivos utilizados alcancem o objetivo de ampliar a participação e independência de seus usuários nos diversos contextos em que estão inseridos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6305398251385781por
dc.publisher.courseTerapia Ocupacional - TOpor


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