dc.contributor.author | Neves, Monique de Paula | |
dc.date.accessioned | 2022-08-24T11:55:55Z | |
dc.date.available | 2022-08-24T11:55:55Z | |
dc.date.issued | 2022-03-30 | |
dc.identifier.citation | NEVES, Monique de Paula. Suscetibilidade a processos erosivos lineares apoiada em análise estatística multivariada. 2022. Tese (Doutorado em Engenharia Urbana) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16519. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16519 | |
dc.description.abstract | The present study aims to evaluated erosion susceptibility using multivariate analysis. The study area is Ribeirão do Meio watershed situated in São Pedro (SP). Gully erosion is an active and complex process in this watershed. In this study, gully erosion were investigated over 50 years, using aerial photographs for the years: 1960, 1972, 1988 and 2010. The procedures of the current study were developed in four main stepes: preparation of the erosion inventory; spatial analysis through GIS to obtain topographical and hydrological parameters; determination of topographic threshold (SxA) to obtain the gully initiations conditions; logistic regression (LR) analysis to evaluate the erosion susceptibility. The results showed that the logistic regression had overall fit and accuracy acceptable. Thus, these models were used to prepare erosion susceptibility maps. According to the results, the conditioning factors mainly were soil and sediments, slope, flow accumulation, rainfall erosivity and land use. The results also revealed that the map obtained is acceptable and indicated satisfactorily the erosion-prone areas. The susceptibility maps can represent an important tool for regional managers or planners. Finally, the procedures that were used, in terms of developing the logistic regression model was efficient and can be used other assessment of gully erosion. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Erosão linear | por |
dc.subject | Regressão logística | por |
dc.subject | Carta de suscetibilidade | por |
dc.subject | São Pedro | por |
dc.subject | Gully erosion | eng |
dc.subject | Logistic regression | eng |
dc.subject | Erosion susceptibility map | eng |
dc.title | Suscetibilidade a processos erosivos lineares apoiada em análise estatística multivariada | por |
dc.title.alternative | Soil erosion susceptibility supported by multivariate statistical analysis | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Lollo, José Augusto de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8987677644041247 | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta uma análise da suscetibilidade a erosão por meio da aplicação de análise estatística multivariada. A área de estudo compreende a Bacia Hidrográfica do Ribeirão do Meio, localizada no município de São Pedro (SP), caracterizada por processos erosivos lineares, com dinâmica evolutiva complexa. Com a finalidade de compreender a evolução das erosões ao longo de 50 anos, considerou-se quatro cenários temporais: 1960, 1972, 1988 e 2010. Os procedimentos metodológicos contemplaram quatro etapas principais: inventário de processos erosivos; obtenção dos atributos topográficos e hidrológicos em ambiente SIG; análise das condições topográficas mínimas de desencadeamento dos processos erosivos; e aplicação da técnica de regressão logística para avaliar a suscetibilidade à erosão. Os modelos de regressão logística apresentaram um bom desempenho, acurácia aceitável e auxiliaram a elaboração das cartas de suscetibilidade. Por meio da técnica de regressão logística foi possível compreender os principais fatores condicionantes, relacionados tanto com a deflagração quanto com a evolução das erosões. Os resultados indicaram que os materiais inconsolidados arenosos, declividade, fluxo acumulado, erosividade e uso do solo são as variáveis mais influentes na suscetibilidade à erosão. As cartas, baseadas em análise multivariada, retrataram de maneira satisfatória os locais potenciais à erosão e podem subsidiar os instrumentos de planejamento em escala regional. Por fim, os procedimentos realizados, em termos de desenvolvimento do modelo de regressão logística, se mostraram eficientes e podem contribuir com o diagnóstico de processos erosivos lineares. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana - PPGEU | por |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICA | por |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS | por |
dc.description.sponsorshipId | 88882.426622/2019-01 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1699155238483028 | por |