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dc.contributor.authorCanavese, Patricia Consorti
dc.date.accessioned2022-09-27T11:59:31Z
dc.date.available2022-09-27T11:59:31Z
dc.date.issued2022-09-19
dc.identifier.citationCANAVESE, Patricia Consorti. Estudo e avaliação da percepção do usuário de faixas de pedestres modificadas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16679.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16679
dc.description.abstractCurrently, there are a large number of traffic accidents around the world, causing damages due to the loss of lives and materials, requiring government investment to repair the damage caused. In Brazil and underdeveloped countries as a whole, the reality is even more serious. To alleviate this situation, inspection systems, specific laws, and improvement of roads, among others, are implemented to increase the safety of road users, whether drivers, pedestrians, or cyclists. It is in this scenario that traffic signal plays an important role. Among the existing types of signage, the crosswalk is important, as most accidents involve pedestrians. Faced with such a scenario, this research shows the analysis of the impact caused by the use of the Modified Pedestrian Crossing. In this research, the Rank Order Method was used to analyze four different types of crosswalks in three criteria: visual impact, safety perception, and confusion caused. The Pedestrian Crossings that caused greater and less visual impact were, respectively, the Diamond type and the Zebra cross walk type. The ones that brought the greatest and least sense of security were, in this order, the Blue Background type and the Diamond type. Finally, the most confusing is the Diamond type and the least confusing is the Zebra cross walk type. These results show that the use of colors and elements in the crosswalks contributed to increasing the results in each of the parameters analyzed.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSinalizaçãopor
dc.subjectFaixas de pedestres modificadaspor
dc.subjectAcidente de trânsitopor
dc.subjectImpacto Visualpor
dc.titleEstudo e avaliação da percepção do usuário de faixas de pedestres modificadaspor
dc.title.alternativeStudy and evaluation of user perception of modified pedestrian crossingseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Hirosue, Fernando Hideki
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4091598921285700por
dc.description.resumoAtualmente, acontece um grande número de acidentes ao redor do mundo, causando prejuízos pela perda de vidas e de materiais, necessitando de investimento do governo para reparar os danos por estes gerados. No Brasil e nos países subdesenvolvidos como um todo, a realidade é ainda mais grave. Para amenizar tal quadro, são implementados sistemas de fiscalização, leis específicas, melhoria das vias, entre outros, para aumentar a segurança dos usuários da via, sejam eles motoristas, pedestres ou ciclistas. É neste cenário que a sinalização tem um papel relevante. Dentre os tipos de sinalização existentes, a faixa de pedestres é importante, pois grande parte dos acidentes envolvem pedestres. Diante de tal cenário, este trabalho mostra a análise do impacto causado pelo uso da Faixa de Pedestres Modificada. Na pesquisa, foi utilizado o Método Rank Order para analisar quatro tipos diferentes de faixas de pedestres em três critérios: impacto visual, percepção de segurança e confusão causada. As Faixas de Pedestres que causaram maior e menor impacto visual foram, respectivamente, a do tipo Diamante e a do tipo Zebrada. As que trouxeram maior e menor sensação de segurança foram, nesta ordem, a do tipo Fundo Azul e a do tipo Diamante. Por fim, a mais confusa é a do tipo Diamante e a menos confusa é a do tipo Zebrada. Esses resultados mostram que o uso de cores e de elementos nas faixas de pedestres contribuíram para incrementar os resultados em cada um dos parâmetros analisados.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO DE TRANSPORTESpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8726134913256500por
dc.publisher.courseEngenharia Civil - ECivpor


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