Show simple item record

dc.contributor.authorDavid, Felipe Laranjeira
dc.date.accessioned2022-09-30T18:55:39Z
dc.date.available2022-09-30T18:55:39Z
dc.date.issued2022-09-16
dc.identifier.citationDAVID, Felipe Laranjeira. Impacto da despoluição dos rios Tietê e Pinheiros na mobilidade urbana da cidade de São Paulo. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16758.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16758
dc.description.abstractThe present work relates two of the main problems caused by the urbanization process of the Metropolitan Region of São Paulo (RMSP): urban mobility and the water resources pollution of two of its main rivers – Tietê and Pinheiros. To achieve this, it is necessary to understand how the daily life of São Paulo is affected by the problems of urban mobility, as well as to analyze the policies of depollution of the rivers in the region and other places around the world. In this way, this project analyzes, through the relationship between case studies and the reality of São Paulo, how the recovery of water resources can have a positive impact on urban mobility in the RMSP, to reduce the intense traffic on its main roads. Then, an action plan was drawn up based on the construction of ports and river transport routes through urban rivers that would replace part of the flow on the most heavily loaded roads. Furthermore, the plan considered several aspects such as the analysis of the characteristics of the rivers, the type of boat to be used, the routes to be traced, the materials to be transported, where the ports would be installed, considering the location of the main routes of the RMSP to facilitate the interchange between modals. Thus, it was possible to determine a connected system of river channels within the city of São Paulo connecting the main avenues for cargo transportation. It should be noted that the work in question suggests only one possibility to change the panorama of urban mobility in São Paulo and that it still needs financial, logistical and structural feasibility studies so that it is implemented, after all, there are still few studies in the literature that explore this theme.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRegião metropolitana de São Paulopor
dc.subjectMobilidade urbanapor
dc.subjectDespoluição de riospor
dc.subjectRio Tietêpor
dc.subjectRio Pinheirospor
dc.titleImpacto da despoluição dos rios Tietê e Pinheiros na mobilidade urbana da cidade de São Paulopor
dc.title.alternativeImpact of the depollution of the Tietê and Pinheiros rivers on São Paulo city urban mobilityeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Hirosue, Fernando Hideki
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4091598921285700por
dc.description.resumoO presente trabalho busca relacionar duas das principais problemáticas causadas pelo processo de urbanização da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP): a mobilidade urbana e a poluição dos recursos hídricos de dois dos seus principais rios – Rio Tietê e Rio Pinheiros. Para isso, é preciso entender como o cotidiano paulistano é afetado pelos problemas de mobilidade urbana, bem como analisar as políticas de despoluição dos rios da região e de outros locais ao redor do mundo. Desse modo, o trabalho busca, através da relação entre estudos de caso e a realidade paulistana, analisar como a recuperação dos recursos hídricos pode impactar positivamente na mobilidade urbana da RMSP, de modo a diminuir os congestionamentos nas suas principais vias. Para isso, foi desenvolvido um plano estratégico que consiste na construção de portos e rotas de transporte fluvial pelos rios urbanos que substituiriam parte do fluxo nas vias mais carregadas. Dessa forma, o plano considerou diversos aspectos como a análise das características dos rios, das embarcações a serem utilizadas, das rotas a serem traçadas, dos materiais a serem transportados e dos locais que seriam instalados os portos. Assim, foi possível determinar um sistema conectado de canais dentro da cidade de São Paulo ligando as principais avenidas para o transporte de cargas. Deve-se ressaltar que o trabalho em questão sugere apenas uma possibilidade para alterar o panorama da mobilidade urbana paulistana e que ainda precisa de estudos de viabilidade financeira, logística e estrutural para que, de fato, seja implantada, afinal ainda há poucos estudos na literatura que exploram essa temática.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO DE TRANSPORTESpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4119899489836423por
dc.publisher.courseEngenharia Civil - ECivpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil