dc.contributor.author | Costa, Eduardo Fleury | |
dc.date.accessioned | 2022-10-03T13:57:36Z | |
dc.date.available | 2022-10-03T13:57:36Z | |
dc.date.issued | 2022-09-23 | |
dc.identifier.citation | COSTA, Eduardo Fleury. Percepção dos usuários do sistema de trânsito sobre os diferentes modelos de focos semafóricos existentes em cidades do estado de São Paulo. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16767. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16767 | |
dc.description.abstract | According to the Brazilian Traffic Code (CTB), signaling is defined as the set of traffic signals and safety methods installed on public roads, to guarantee adequate use, in addition to enabling easy transit for locomotion and transportation, and increase safety for vehicles and pedestrians. Given the great diversity of types of traffic lights that exist, knowing the preference and behavior of road system users who use them daily is of paramount importance. With this, the present work seeks to compare the types of existing light signals and analyze the opinion regarding traffic lights with a countdown and luminous counters in cities in the state of São Paulo. For this, a bibliographic review was carried out, directing all the components of the application of the form with a theoretical basis, being defined parameters and research structures. With the first stage completed, the second stage consisted of the elaboration of an online form, using the Google Forms tool, containing questions that allowed to know about the perception and preference of users about the different types of traffic lights in São Carlos city and its region. From the data obtained, there is a greater tendency in the choice and preference of the research participants for traffic lights with real-time counting. However, it is still too early to say that it is seen as a replacement for the same traditional models, they divide the opinion of several users from users. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Focos semafóricos | por |
dc.subject | Semáforos inteligentes | por |
dc.subject | Semáforos com contadores de tempo | por |
dc.subject | Percepção dos usuários | por |
dc.title | Percepção dos usuários do sistema de trânsito sobre os diferentes modelos de focos semafóricos existentes em cidades do estado de São Paulo | por |
dc.title.alternative | Perception of traffic system users on the different models of traffic lights existing in cities in the state of São Paulo | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Hirosue, Fernando Hideki | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4091598921285700 | por |
dc.description.resumo | De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a sinalização é definida como o conjunto de sinais de trânsito e métodos de segurança instalados na via pública, tendo por objetivo garantir uma adequada utilização, além de possibilitar um trânsito fácil de locomoção e de maior segurança para veículos e pedestres. Diante da grande diversidade de tipos de sinais semafóricos existentes, conhecer a preferência e o comportamento de usuários do sistema que os utilizam diariamente se faz de suma importância. Com isso, o presente trabalho busca comparar os tipos de sinais luminosos existentes e analisar a opinião referente aos semáforos com contadores regressivos e luminosos em cidades do estado de São Paulo. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica, direcionando todos os componentes de aplicação do formulário com embasamento teórico, sendo definidos parâmetros e estruturas de pesquisa. Tendo a primeira etapa concluída, a segunda etapa consistiu na elaboração de um formulário online, sendo utilizada a ferramenta Google Forms, contendo questões que permitiram conhecer sobre a percepção e a preferência dos usuários do sistema sobre os diferentes tipos de focos semafóricos de São Carlos e região. A partir dos dados obtidos, verifica-se uma tendência maior na escolha e preferência da parte dos participantes da pesquisa por semáforos com contagem em tempo real. Entretanto, ainda seja cedo afirmar que ele é um substituto aos modelos tradicionais, visto que os mesmos dividem a opinião de diversos usuários do sistema. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::OPERACOES DE TRANSPORTES | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/7105193199843855 | por |
dc.publisher.course | Engenharia Civil - ECiv | por |