Show simple item record

dc.contributor.authorMarcato, Raissa Guidolin
dc.date.accessioned2022-10-20T17:42:12Z
dc.date.available2022-10-20T17:42:12Z
dc.date.issued2022-09-13
dc.identifier.citationMARCATO, Raissa Guidolin. A sustentabilidade na formação de engenheiras e engenheiros químicos da UFSCar: percepções, demandas e perspectivas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16912.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16912
dc.description.abstractAccording to the 3º Article, V and VI from the 2nd resolution which constitutes the new National Curriculum Guidelines of 2019 to every major in the engineering, it is expected that the graduates of the engineering major have a profile and skills that consider global, political, economic, social, environmental, cultural and occupational health and safety aspects, and they act with impartiality and commitment to social responsibility and sustainable development. Based on the new National Curriculum Guidelines, the main goal of this project is to analyze the global scenery and present demands, perceptions and perspectives for the inclusion and deepening of the sustainability theme in the pedagogical project of Chemical Engineering at UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). From the understanding of the current scenery of the job market and using as reference the majors in Chemical Engineering in Brazil and overseas, changes were proposed in the goals of the current disciplines aiming the best preparation and education of students in aspects os sustainability. In this regard, the curriculum of Chemical Engineering in other universities went through studies and research. Along the market, there was a survey to understand what the expectations of professionals in sustainability issues are. The survey contained information from current and former students of Chemical Engineering to understand their perspectives and demands related to the topic. The collected data were analyzed, and based on the result a proposal was designed involving changes in the goals and menus of the subjects of the college program. From this proposal, it is intended to adapt and modernize the graduation of chemical engineers with a robust vison of sustainability within the expertise and tools of Chemical Engineering. It is expected that the work will have a great contribution in the curricular reformulation of the Pedagogical Project of the Course and, consequently, in the insertion of these professionals in the job market due to the extreme relevance of the topic in the current world.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectDiretrizes curriculares nacionaispor
dc.subjectReformulação projeto pedagógicopor
dc.subjectEstratégia de ensino e aprendizagempor
dc.subjectSustentabilityeng
dc.subjectNational curriculum guidelineseng
dc.subjectPedagogical project reformulationeng
dc.subjectTeaching learning strategyeng
dc.titleA sustentabilidade na formação de engenheiras e engenheiros químicos da UFSCar: percepções, demandas e perspectivaspor
dc.title.alternativeSustentability in the formation of chemical engineers at UFSCar: perceptions, demands and perspectiveseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Palhares, Adriana Paula Ferreira
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/5736423072715628por
dc.description.resumoDe acordo com o Art. 3º, V e VI, da Resolução Nº 2 que institui as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de 2019 para os cursos de graduação em Engenharia, é esperado do egresso do curso de Engenharia perfil e competências que considerem os aspectos globais, políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e de segurança e saúde no trabalho e que atuem com isenção e comprometimento com a responsabilidade social e com o desenvolvimento sustentável. Com base nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais, o trabalho tem como objetivo principal analisar o cenário global e apresentar percepções, demandas e perspectivas para inclusão e aprofundamento do tema sustentabilidade no projeto pedagógico da Engenharia Química da UFSCar. A partir do entendimento do cenário atual do mercado de trabalho e utilizando como referência outros cursos de Engenharia Química no Brasil e no exterior, foram propostas mudanças nos objetivos das disciplinas atuais visando a melhor preparação e educação dos discentes nos aspectos de sustentabilidade. Para isso, foram realizados estudos e pesquisas sobre a matriz curricular de Engenharia Química em outras universidades. Junto ao mercado, foi realizada uma pesquisa que buscou entender o que é esperado do profissional em questões de sustentabilidade. Por fim, foi realizada outra pesquisa com discentes, atuais e egressos, de Engenharia Química para entender suas perspectivas e demandas relacionadas ao tema. Os dados coletados foram analisados e, a partir do resultado, desenhou-se uma proposta envolvendo mudanças nos objetivos e ementas das disciplinas da estrutura atual do curso. A partir desta proposta, pretende-se adequar e modernizar a formação de engenheiras e engenheiros químicos com visão robusta de sustentabilidade dentro da expertise e ferramentas de Engenharia Química. Espera-se que o trabalho tenha grande contribuição na reformulação curricular do Projeto Pedagógico do Curso e, por consequência, na inserção desses profissionais no mercado de trabalho devido à extrema relevância do tema no mundo atual.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9152313101227036por
dc.publisher.courseEngenharia Química - EQpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil