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dc.contributor.authorBorges, Cristiany de Carvalho
dc.date.accessioned2022-11-16T12:16:32Z
dc.date.available2022-11-16T12:16:32Z
dc.date.issued2022-09-13
dc.identifier.citationBORGES, Cristiany de Carvalho. Construção e validação do conteúdo da escala de avaliação de habilidades da natação. 2022. Dissertação (Mestrado em Gerontologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17025.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17025
dc.description.abstractAs chronological age increases, people become less active and their functional capacity de-creases, contributing to reduced independence. In this sense, swimming as a physical exercise is presented as a health-promoting strategy, since it can be practiced at any age and brings multiple benefits. The scarcity of instruments that evaluate the processes of acquisition of aquatic skills makes it difficult to monitor the evolution of students in practice. In view of the above, the objective of the study is to develop and validate the content of the Swimming Skills Assessment Scale. For this, three steps were performed: the first with the objective of describing the processes of elaboration and construction of the scale; the second to analyze its content from the perspective of 10 expert judges; and the third to analyze the judges' return and adjust the scale. This is a methodological study, involving a qualitative and quantitative approach to research. To evaluate the levels of agreement between the expert judges on each of the component items of the instrument, the Content Validity Index (CVI) was calculated. The results of the present study revealed a total CVI for the instrument of 0.96, indicating that the scale of swimming skills as an evaluation process in swimming learning presents objec-tivity, clarity and reliability in its content. Suggests for future studies to carry out the applica-tion study of the Swimming Skills Assessment Scale among the elderly and populations with other age groups.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConstruçãopor
dc.subjectValidação de instrumentopor
dc.subjectNataçãopor
dc.subjectPessoas idosaspor
dc.subjectHabilidades aquáticaspor
dc.subjectHabilidades motoraspor
dc.titleConstrução e validação do conteúdo da escala de avaliação de habilidades da nataçãopor
dc.title.alternativeConstruction and validation of the content of the swimming skills assessment scaleeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Godoi Jacomassi, Daniela
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7699007812483790por
dc.contributor.advisor-co1Orlandi, Fabiana de Souza
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7395879552721664por
dc.description.resumoÀ medida em que a idade cronológica aumenta, as pessoas se tornam menos ativas e a sua capacidade funcional diminui, contribuindo para a redução de sua independência. Neste sentido, a natação como exercício físico se apresenta como uma estratégia promotora de saúde, uma vez que pode ser praticada em qualquer idade e traz benefícios múltiplos. A escassez de instrumentos que avaliam os processos de aquisição e refinamento das habilidades aquáticas dificulta a monitoração da evolução dos alunos na prática. Diante do exposto, o objetivo do estudo é desenvolver e validar o conteúdo da Escala de Avaliação de Habilidades da Natação. Para isso, foram realizadas três etapas: a primeira com o objetivo de descrever os processos de elaboração e construção da escala; a segunda para analisar seu conteúdo segundo a perspectiva de 10 juízes especialistas; e a terceira para analisar a devolutiva dos juízes e adequar a escala. Trata-se de um estudo metodológico, envolvendo abordagem qualitativa e quantitativa de pesquisa. Para avaliação dos níveis de concordância entre os juízes especialistas sobre cada um dos itens do instrumento foi calculado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Os resultados do presente estudo revelaram um IVC total para o instrumento de 0,96, indicando que a Escala Avaliação de Habilidades da Natação é um instrumento que apresenta objetividade, clareza e fidedignidade no seu conteúdo. Sugere-se para estudos futuros realizar o estudo de aplicação da Escala de Avaliação de Habilidades da Natação entre idosos e populações com outras faixas etárias para analisar propriedades psicométricas do instrumento.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gerontologia - PPGGeropor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttps://lattes.cnpq.br/4805500121449887por


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