dc.contributor.author | Grotto, Beatriz de Deus | |
dc.date.accessioned | 2022-11-23T13:55:27Z | |
dc.date.available | 2022-11-23T13:55:27Z | |
dc.date.issued | 2022-11-14 | |
dc.identifier.citation | GROTTO, Beatriz de Deus. Poluição sonora por ruído ferroviário em São Carlos e Ibaté-SP: impactos socioambientais e medidas mitigadoras. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17068. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17068 | |
dc.description.abstract | This dissertation aims to present the socio-environmental impacts caused by noise pollution, specifically generated by railway noise by the horn of the train that crosses the urban area of São Carlos and Ibaté-SP, thus contributing with substantial data for Civil Inquiries of the Public Ministry, State and Federal, as well as for the formulation of public policies aimed at treating railway noise. In addition, alternative, eradicating or mitigating measures were presented to conciliate the conflict between private companies against public authorities and civil society. This research was exploratory quantitative-qualitative, carried out through three systematic procedures, which will directly answer the three guiding questions: 1. “What is the legislative and technical normative that falls on noise pollution, specifically on railway noise?”; 2. “What are the socio-environmental impacts caused by this noise pollution, especially in the cities of São Carlos and Ibaté-SP?”; 3. “What are the alternatives, mitigating or eradicating measures, for this problem?”. The case study consisted of the analysis of data from a questionnaire applied, in online format, to the populations of São Carlos and Ibate, investigating the damage caused to them by the development of the railway activity. Through this research, it is intended to indicate alternatives for the conciliation of the established conflict, proposing the practice of organizational environmental management through eradicating or mitigating measures for noise pollution by railway noise, based on the data collected and analyzed, and on the study of the Noise Monitoring and Control Program, of the company responsible for the railway activity in question, generating the noise pollution discussed. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Impacto ambiental | por |
dc.subject | Adequação ambiental | por |
dc.subject | Bem-estar social | por |
dc.subject | Ministério público | por |
dc.subject | Justiça ambiental | por |
dc.subject | Environmental impact | eng |
dc.subject | Environmental suitability | eng |
dc.subject | Social welfare | eng |
dc.subject | Public ministry | eng |
dc.subject | Environmental justice | eng |
dc.title | Poluição sonora por ruído ferroviário em São Carlos e Ibaté-SP: impactos socioambientais e medidas mitigadoras | por |
dc.title.alternative | Noise pollution by railway noise in São Carlos and Ibaté-SP: socio-environmental impacts and mitigating measures | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Celso Maran de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9911833172043700 | por |
dc.description.resumo | Esta dissertação possui o objetivo de apresentar os impactos socioambientais provocados
por poluição sonora, especificamente gerada por ruído ferroviário pelo acionamento da
buzina do trem que cruza a zona urbana de São Carlos e Ibaté-SP, contribuindo assim
com dados substanciais para Inquéritos Civis do Ministério Público Estadual e do Federal,
bem como para formulação de políticas públicas que visem o tratamento do ruído
ferroviário. Em complemento, foram apresentadas medidas alternativas, erradicadoras, ou
mitigadoras, para conciliação do conflito instaurado entre empresa privada contra o poder
público e a sociedade civil. A pesquisa foi quanti-qualitativa exploratória, realizada por
meio de três procedimentos sistemáticos, os quais responderão diretamente às três
perguntas norteadoras: 1. “Qual o acervo legislativo e técnico normativo que recai sobre a
poluição sonora, em específico sobre o ruído ferroviário?”; 2. “Quais os impactos
socioambientais causados por esta poluição sonora e em especial nas cidades de São
Carlos e Ibaté-SP?”; 3. “Quais as alternativas, medidas mitigadoras ou erradicadoras,
para este problema?”. O estudo de caso foi composto pela análise de dados de
questionário aplicado, em formato on-line, para as populações são-carlense e ibateense,
investigando-se os danos causados a esta, pelo desenvolvimento da atividade ferroviária.
Por meio desta pesquisa intenciona-se indicar alternativas para conciliação do conflito
instaurado, propondo-se a prática da gestão ambiental organizacional por meio de
medidas erradicadoras ou mitigadoras para a poluição sonora por ruído ferroviário, com
base nos dados coletados e analisados, e no estudo do Programa de Monitoramento e
Controle de Ruídos, da empresa responsável pela atividade ferroviária em questão,
geradora da poluição sonora discutida. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais - PPGCAm | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DO BEM-ESTAR SOCIAL | por |
dc.description.sponsorshipId | Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/5924303397203747 | por |