Show simple item record

dc.contributor.authorGrotto, Beatriz de Deus
dc.date.accessioned2022-11-23T13:55:27Z
dc.date.available2022-11-23T13:55:27Z
dc.date.issued2022-11-14
dc.identifier.citationGROTTO, Beatriz de Deus. Poluição sonora por ruído ferroviário em São Carlos e Ibaté-SP: impactos socioambientais e medidas mitigadoras. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17068.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17068
dc.description.abstractThis dissertation aims to present the socio-environmental impacts caused by noise pollution, specifically generated by railway noise by the horn of the train that crosses the urban area of São Carlos and Ibaté-SP, thus contributing with substantial data for Civil Inquiries of the Public Ministry, State and Federal, as well as for the formulation of public policies aimed at treating railway noise. In addition, alternative, eradicating or mitigating measures were presented to conciliate the conflict between private companies against public authorities and civil society. This research was exploratory quantitative-qualitative, carried out through three systematic procedures, which will directly answer the three guiding questions: 1. “What is the legislative and technical normative that falls on noise pollution, specifically on railway noise?”; 2. “What are the socio-environmental impacts caused by this noise pollution, especially in the cities of São Carlos and Ibaté-SP?”; 3. “What are the alternatives, mitigating or eradicating measures, for this problem?”. The case study consisted of the analysis of data from a questionnaire applied, in online format, to the populations of São Carlos and Ibate, investigating the damage caused to them by the development of the railway activity. Through this research, it is intended to indicate alternatives for the conciliation of the established conflict, proposing the practice of organizational environmental management through eradicating or mitigating measures for noise pollution by railway noise, based on the data collected and analyzed, and on the study of the Noise Monitoring and Control Program, of the company responsible for the railway activity in question, generating the noise pollution discussed.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectImpacto ambientalpor
dc.subjectAdequação ambientalpor
dc.subjectBem-estar socialpor
dc.subjectMinistério públicopor
dc.subjectJustiça ambientalpor
dc.subjectEnvironmental impacteng
dc.subjectEnvironmental suitabilityeng
dc.subjectSocial welfareeng
dc.subjectPublic ministryeng
dc.subjectEnvironmental justiceeng
dc.titlePoluição sonora por ruído ferroviário em São Carlos e Ibaté-SP: impactos socioambientais e medidas mitigadoraspor
dc.title.alternativeNoise pollution by railway noise in São Carlos and Ibaté-SP: socio-environmental impacts and mitigating measureseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Oliveira, Celso Maran de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9911833172043700por
dc.description.resumoEsta dissertação possui o objetivo de apresentar os impactos socioambientais provocados por poluição sonora, especificamente gerada por ruído ferroviário pelo acionamento da buzina do trem que cruza a zona urbana de São Carlos e Ibaté-SP, contribuindo assim com dados substanciais para Inquéritos Civis do Ministério Público Estadual e do Federal, bem como para formulação de políticas públicas que visem o tratamento do ruído ferroviário. Em complemento, foram apresentadas medidas alternativas, erradicadoras, ou mitigadoras, para conciliação do conflito instaurado entre empresa privada contra o poder público e a sociedade civil. A pesquisa foi quanti-qualitativa exploratória, realizada por meio de três procedimentos sistemáticos, os quais responderão diretamente às três perguntas norteadoras: 1. “Qual o acervo legislativo e técnico normativo que recai sobre a poluição sonora, em específico sobre o ruído ferroviário?”; 2. “Quais os impactos socioambientais causados por esta poluição sonora e em especial nas cidades de São Carlos e Ibaté-SP?”; 3. “Quais as alternativas, medidas mitigadoras ou erradicadoras, para este problema?”. O estudo de caso foi composto pela análise de dados de questionário aplicado, em formato on-line, para as populações são-carlense e ibateense, investigando-se os danos causados a esta, pelo desenvolvimento da atividade ferroviária. Por meio desta pesquisa intenciona-se indicar alternativas para conciliação do conflito instaurado, propondo-se a prática da gestão ambiental organizacional por meio de medidas erradicadoras ou mitigadoras para a poluição sonora por ruído ferroviário, com base nos dados coletados e analisados, e no estudo do Programa de Monitoramento e Controle de Ruídos, da empresa responsável pela atividade ferroviária em questão, geradora da poluição sonora discutida.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Ambientais - PPGCAmpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DO BEM-ESTAR SOCIALpor
dc.description.sponsorshipIdBrasil (CAPES) - Código de Financiamento 001por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5924303397203747por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil