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dc.contributor.authorGini, Catharina Carvalho
dc.date.accessioned2022-12-12T19:16:20Z
dc.date.available2022-12-12T19:16:20Z
dc.date.issued2022-10-29
dc.identifier.citationGINI, Catharina Carvalho. A saúde mental das crianças na pandemia da Covid-19: uma perspectiva de professores de uma Unidade de Educação Infantil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17148.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17148
dc.description.abstractSome social groups have been impacted by the COVID-19 pandemic, such as people with disabilities, people who experience situations of greater social vulnerability, indigenous people, children and teenagers. Studies have shown the damage that Covid-19 caused in the lives of children and teenagers with learning, social relationships, mental health and their development in general. Therefore, the objective of this study is to understand the implications caused on mental health of children by the Covid-19 pandemic with the perspective of teachers of an Early Childhood Education Unit. The specific objectives were: to identify the teachers' perception of children’s mental health and what are the strategies adopted by them, keeping in mind the mental health of these children during the pandemic. This is an exploratory, descriptive study with a qualitative approach. Teachers from an Early Childhood Education Unit participated. Data collection took place remotely, using a participant charatization form and a semi-structured interview. For data analysis, thematic analysis was used. The results showed an expanded understanding of mental health from the teachers’ perspective, involving aspects beyond the clinical picture and symptoms. In addition, it was identified that the pandemic impacted the development and mental health of children in general. The school appears as an important protective factor and promotion of children’s mental health and family support. It is hoped that this study can contribute not only to the understanding of a new and emerging reality, which is being reinvented day after day, but also to new reflections and discussions about intervention strategies and public policies aimed at children’s mental health.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMental healtheng
dc.subjectChildreneng
dc.subjectCoronavirus Infectionseng
dc.subjectEducationeng
dc.titleA saúde mental das crianças na pandemia da Covid-19: uma perspectiva de professores de uma Unidade de Educação Infantilpor
dc.title.alternativeChildren's mental health in the Covid-19 pandemic: a teacher's perspective of an Early Childhood Education Uniteng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Fernandes, Amanda Dourado Souza Akahosi
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7901666626822625por
dc.description.resumoAlguns grupos sociais têm sido mais impactados pela pandemia da Covid-19 como, por exemplo, as pessoas com deficiência, pessoas que vivenciam situações de maior vulnerabilidade social, indígenas, crianças e adolescentes. Estudos têm alertado para os prejuízos da Covid-19 na vida das crianças e adolescentes no âmbito do aprendizado, relações sociais, saúde mental e no desenvolvimento de modo geral. Assim, o objetivo do presente estudo foi compreender as implicações da pandemia da Covid-19 na saúde mental de crianças, a partir da perspectiva de professores de uma Unidade de Educação Infantil. Os objetivos específicos foram: identificar a percepção dos professores sobre o conceito de saúde mental infantil e quais são as estratégias adotadas pelos mesmos visando a saúde mental das crianças no contexto pandêmico. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo de abordagem qualitativa. Foram participantes professores de uma Unidade de Educação Infantil. A coleta de dados ocorreu de forma remota, sendo utilizado um formulário de caracterização do participante e uma entrevista semiestruturada. Para análise dos dados utilizou-se da análise temática. Os resultados apontaram uma compreensão ampliada de saúde mental na perspectiva dos professores, envolvendo aspectos para além do quadro clínico e sintomas. Além disso, identificou-se que a pandemia impactou o desenvolvimento e saúde mental das crianças de modo geral. A escola aparece como um importante fator protetivo e de promoção à saúde mental das crianças e apoio à família. Espera-se que este estudo possa contribuir não só para compreensão de uma realidade nova e emergente, que está sendo reinventada dia após dia, mas também, para novas reflexões e discussões acerca das estratégias de intervenção e políticas públicas voltadas à saúde mental de crianças.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2642119153264291por
dc.publisher.courseTerapia Ocupacional - TOpor


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