dc.contributor.author | Gini, Catharina Carvalho | |
dc.date.accessioned | 2022-12-12T19:16:20Z | |
dc.date.available | 2022-12-12T19:16:20Z | |
dc.date.issued | 2022-10-29 | |
dc.identifier.citation | GINI, Catharina Carvalho. A saúde mental das crianças na pandemia da Covid-19: uma perspectiva de professores de uma Unidade de Educação Infantil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17148. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17148 | |
dc.description.abstract | Some social groups have been impacted by the COVID-19 pandemic, such as
people with disabilities, people who experience situations of greater social
vulnerability, indigenous people, children and teenagers. Studies have shown the
damage that Covid-19 caused in the lives of children and teenagers with learning,
social relationships, mental health and their development in general. Therefore, the
objective of this study is to understand the implications caused on mental health of
children by the Covid-19 pandemic with the perspective of teachers of an Early
Childhood Education Unit. The specific objectives were: to identify the teachers'
perception of children’s mental health and what are the strategies adopted by them,
keeping in mind the mental health of these children during the pandemic. This is an
exploratory, descriptive study with a qualitative approach. Teachers from an Early
Childhood Education Unit participated. Data collection took place remotely, using a
participant charatization form and a semi-structured interview. For data analysis,
thematic analysis was used. The results showed an expanded understanding of
mental health from the teachers’ perspective, involving aspects beyond the clinical
picture and symptoms. In addition, it was identified that the pandemic impacted the
development and mental health of children in general. The school appears as an
important protective factor and promotion of children’s mental health and family
support. It is hoped that this study can contribute not only to the understanding of a
new and emerging reality, which is being reinvented day after day, but also to new
reflections and discussions about intervention strategies and public policies aimed at
children’s mental health. | eng |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Mental health | eng |
dc.subject | Children | eng |
dc.subject | Coronavirus Infections | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.title | A saúde mental das crianças na pandemia da Covid-19: uma perspectiva de professores de uma Unidade de Educação Infantil | por |
dc.title.alternative | Children's mental health in the Covid-19 pandemic: a teacher's perspective of an Early Childhood Education Unit | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Fernandes, Amanda Dourado Souza Akahosi | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7901666626822625 | por |
dc.description.resumo | Alguns grupos sociais têm sido mais impactados pela pandemia da Covid-19 como,
por exemplo, as pessoas com deficiência, pessoas que vivenciam situações de
maior vulnerabilidade social, indígenas, crianças e adolescentes. Estudos têm
alertado para os prejuízos da Covid-19 na vida das crianças e adolescentes no
âmbito do aprendizado, relações sociais, saúde mental e no desenvolvimento de
modo geral. Assim, o objetivo do presente estudo foi compreender as implicações da
pandemia da Covid-19 na saúde mental de crianças, a partir da perspectiva de
professores de uma Unidade de Educação Infantil. Os objetivos específicos foram:
identificar a percepção dos professores sobre o conceito de saúde mental infantil e
quais são as estratégias adotadas pelos mesmos visando a saúde mental das
crianças no contexto pandêmico. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo de
abordagem qualitativa. Foram participantes professores de uma Unidade de
Educação Infantil. A coleta de dados ocorreu de forma remota, sendo utilizado um
formulário de caracterização do participante e uma entrevista semiestruturada. Para
análise dos dados utilizou-se da análise temática. Os resultados apontaram uma
compreensão ampliada de saúde mental na perspectiva dos professores,
envolvendo aspectos para além do quadro clínico e sintomas. Além disso,
identificou-se que a pandemia impactou o desenvolvimento e saúde mental das
crianças de modo geral. A escola aparece como um importante fator protetivo e de
promoção à saúde mental das crianças e apoio à família. Espera-se que este estudo
possa contribuir não só para compreensão de uma realidade nova e emergente, que
está sendo reinventada dia após dia, mas também, para novas reflexões e
discussões acerca das estratégias de intervenção e políticas públicas voltadas à
saúde mental de crianças. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/2642119153264291 | por |
dc.publisher.course | Terapia Ocupacional - TO | por |