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dc.contributor.authorOliveira Júnior, Samuel Borges de
dc.date.accessioned2016-06-02T19:29:39Z
dc.date.available2011-10-19
dc.date.available2016-06-02T19:29:39Z
dc.date.issued2011-07-11
dc.identifier.citationOLIVEIRA JÚNIOR, Samuel Borges de. Avifauna pantaneira: diálogo de saberes científico e popular em áreas úmidas (São Pedro de Joselândia, Barão de Melgaço, MT). 2011. 122 f. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/1729
dc.description.abstractPresently, the accelerating process of globalization has given a change of values that, unfortunately, affect the daily of Bioregional communities, resulting in both loss of biological diversity as well as cultural diversity of those communities. Thus, this study aims to reveal that the Pantanal s community of São Pedro de Joselândia still has a strong relationship with the environment to which it is inserted, as evidenced by the local culture and resident s knowledge, especially the knowledge about local avifauna, demonstrating also that such knowledge can assist in preparing of bird s inventories made by the scientific community and assist in the recognition of resident s knowledge about the Pantanal wetlands, in relevance of dialogue between local and universal knowledge. The methodology is anchored in the Bioregionalism s theories, which advocate the development of the environment surrounding Bioregional communities, taking into consideration the circumstances and the knowledge of these communities. The results allowed the construction of a local list with 162 species of birds belonging to 56 families. The identifications made by the residents were made visually or by vocalizations of the species, and the classification made in the community is linked to morphology, behavior or vocalization of the species. Furthermore, we identified the ecosystem services of provision related to species that serve as a food supplement for the community, and cultural, related to species with some symbolic relation to the residents. Finally, an educational booklet about the community of São Pedro was produced, together with community residents, showing a bit of everyday life and relationships that residents have with the wetland environment, serving as a return to the community of the results achieved during the research.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectEtnobiologiapor
dc.subjectAvifaunapor
dc.subjectConhecimento biorregionalpor
dc.subjectPantanal matogrossense (MS e MT)por
dc.subjectAvifaunaeng
dc.subjectBioregional knowledgeeng
dc.subjectPantanaleng
dc.titleAvifauna pantaneira: diálogo de saberes científico e popular em áreas úmidas (São Pedro de Joselândia, Barão de Melgaço, MT)por
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Sato, Michele
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4777333D4por
dc.description.resumoAtualmente, o processo acelerado da globalização tem determinado uma mudança de valores que, infelizmente, afetam o cotidiano de comunidades biorregionais, resultando em perdas tanto da diversidade biológica como da diversidade cultural dessas comunidades. Dessa forma, esta pesquisa teve o objetivo geral de revelar que a comunidade pantaneira de São Pedro de Joselândia ainda mantém uma forte relação com o ambiente ao qual está inserida, evidenciada pela cultura local e pelos saberes de seus moradores, com destaque aos saberes sobre a avifauna local, demonstrando ainda que tais saberes podem auxiliar na elaboração de inventários da avifauna realizados pela comunidade científica e ajudar no reconhecimento dos saberes dos moradores sobre as áreas úmidas pantaneiras, na relevância do diálogo entre os saberes locais e os saberes universais. A metodologia ancorou-se nas teorias do Biorregionalismo, que defende a valorização do ambiente de entorno das comunidades biorregionais, levando em consideração as particularidades e os saberes destas comunidades. Os resultados obtidos propiciaram a construção de uma lista local com 162 espécies de aves pertencentes a 56 famílias. As identificações feitas pelos moradores foram feitas visualmente ou pela vocalização da espécie, sendo que a nomenclatura feita na comunidade está associada à morfologia, à vocalização ou ao comportamento da espécie. Além disso, foram identificados os serviços ecossistêmicos de provisão, relacionado às espécies de aves que servem como suplemento alimentar para a comunidade e, cultural, relacionado às espécies de aves com alguma relação simbólica para os moradores. Finalizando, um caderno pedagógico sobre a comunidade de São Pedro foi produzido, juntamente com os moradores da comunidade, demonstrando um pouco do cotidiano e das relações que os moradores possuem com o ambiente pantaneiro, servindo como retorno para a comunidade dos resultados alcançados durante a pesquisa.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais - PPGERNpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2407762540502071por


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