Show simple item record

dc.contributor.authorRocha, Liandra Aparecido Cezario
dc.date.accessioned2023-02-06T17:41:32Z
dc.date.available2023-02-06T17:41:32Z
dc.date.issued2022-11-23
dc.identifier.citationROCHA, Liandra Aparecido Cezario. Percepções de estudantes de enfermagem sobre o uso da simulação clínica para o ensino e aprendizagem na prevenção, avaliação e tratamento em lesão por pressão. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17344.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17344
dc.description.abstractObjective: To characterize the knowledge of nursing students before and after expository and dialogued training and the participation, evaluating the implications of clinical simulation on self -confidence and satisfaction of participants after simulated experiences. Method: Methodological study, developed in two steps with use simulated clinical scenarios built through the Fabric Referential and Recommended Practices of the International Nursing Association for Clinical Simulation and Learning. The selection of the judges followed the criteria of Fehring and Snowball Technique, the collection of data occurred in two steps as Delphi. The analysis of the results considered the level of agreement 0.80. Results: Two scenarios were validated resulting in scale-level content Validity Index Global greater than 0.80; Both make up items on the prior knowledge of the apprentice, general objective and specific learning, theoretical foundation, responsible, complexity, documentation, briefing, theme, human and material resources, target audience, Team training, debriefing and evaluation. The analysis of the results in the second stage occurred in two moments, the first with the statistical analysis of the results from the scales and a descriptive analysis of student responses during telessimulation. In the first moment, a descriptive analysis was performed considering the PIEPER Knowledge Test before and after educational intervention. To identify if the average pre and post-intervention points were statistically different, it was considered the signaled classification test of Wilcoxon (1945). After the analysis of the knowledge presented by the participants before and after the intervention, specific evaluations were made about the intervention it self applied, using scales: simulation design scale (EDS) and satisfaction scale of students and self -confidence with learning (ESEAA). Conclusions: Scenarios simulated were validated for the teaching and learning of nursing students, to Evaluate and treat pressure injury in the hospital and home context. The educational strategy of telessimulation used in this study allowed the comparative evaluation of the perceptions of students in prevention, evaluation and treatment in pressure injury, characterizing the level of knowledge in pre and post educational intervention.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectSimulaçãopor
dc.subjectLesão por Pressãopor
dc.subjectEstudantes de Enfermagempor
dc.subjectEducação em Enfermagempor
dc.subjectAvaliação em Enfermagempor
dc.titlePercepções de estudantes de enfermagem sobre o uso da simulação clínica para o ensino e aprendizagem na prevenção, avaliação e tratamento em lesão por pressãopor
dc.title.alternativePerceptions of nursing students about the use of clinical simulation for teaching and learning in the prevention, evaluation and treatment of pressure injurieseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Girão, Fernanda Berchelli
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9999840170649511por
dc.description.resumoObjetivo: realizar a caracterização do conhecimento dos estudantes de enfermagem antes e após capacitação expositiva e dialogada e a participação telessimulada, avaliando as implicações da simulação clínica na autoconfiança e satisfação dos participantes após as experiências simuladas. Método: estudo metodológico, desenvolvido em duas etapas com uso de cenários clínicos simulados construídos por meio do referencial de Fabri e normas de práticas recomendadas da International Nursing Association for Clinical Simulation and Learning. A seleção dos juízes seguiu os critérios de Fehring e snowball technique, a coleta de dados ocorreu em duas etapas conforme Delphi. A análise dos resultados considerou o nível de concordância 0,80. Resultados: dois cenários foram validados resultando o Scale-Level Content Validity Index global maior que 0,80; ambos compõem itens sobre o conhecimento prévio do aprendiz, objetivo geral e específicos de aprendizagem, fundamentação teórica, responsáveis, complexidade, documentação, Briefing, tema, recursos humanos e materiais, público-alvo, treino da equipe, Debriefing e avaliação. A análise dos resultados na segunda etapa ocorreu em dois momentos, o primeiro com a análise estatística dos resultados oriundos das escalas e uma análise descritiva das respostas dos estudantes durante a telessimulação. No primeiro momento, foi realizada uma análise descritiva considerando o Teste de Conhecimento de Pieper antes e depois da intervenção educativa. Para identificar se a média de pontos pré e pós-intervenção foram estatisticamente diferentes, foi considerado o teste de classificação sinalizada de Wilcoxon (1945). Após a análise do conhecimento apresentado pelos participantes antes e depois da intervenção, foram realizadas avaliações específicas acerca da própria intervenção aplicada, utilizando as escalas: Escala do Design da Simulação (EDS) e Escala de Satisfação dos Estudantes e Autoconfiança com a Aprendizagem (ESEAA). Conclusões: cenários simulados foram validados para o ensino-aprendizagem de estudantes de enfermagem, para avaliar e tratar Lesão por Pressão no contexto hospitalar e domiciliar. A estratégia educativa de telessimulação utilizada neste estudo permitiu a avaliação comparativa das percepções dos estudantes na prevenção, avaliação e no tratamento em Lesão por Pressão, caracterizando o nível de conhecimento no pré e pós intervenção educativa.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM MEDICO-CIRURGICApor
dc.description.sponsorshipIdProcesso n. 2019/17915-8por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5153607172881602por
dc.publisher.courseEnfermagem - Enfpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

CC0 1.0 Universal
Except where otherwise noted, this item's license is described as CC0 1.0 Universal