dc.contributor.author | Rocha, Liandra Aparecido Cezario | |
dc.date.accessioned | 2023-02-06T17:41:32Z | |
dc.date.available | 2023-02-06T17:41:32Z | |
dc.date.issued | 2022-11-23 | |
dc.identifier.citation | ROCHA, Liandra Aparecido Cezario. Percepções de estudantes de enfermagem sobre o uso da simulação clínica para o ensino e aprendizagem na prevenção, avaliação e tratamento em lesão por pressão. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17344. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17344 | |
dc.description.abstract | Objective: To characterize the knowledge of nursing students before and
after expository and dialogued training and the participation, evaluating the
implications of clinical simulation on self -confidence and satisfaction of participants after simulated experiences. Method: Methodological study, developed in two steps with use simulated clinical scenarios built through the Fabric Referential and
Recommended Practices of the International Nursing Association for Clinical Simulation and Learning. The selection of the judges followed the criteria of Fehring and Snowball Technique, the collection of data occurred in two steps as Delphi. The analysis of the results considered the level of agreement 0.80. Results: Two scenarios were validated resulting in scale-level content Validity Index Global greater than 0.80; Both make up items on the prior knowledge of the apprentice, general objective and specific learning, theoretical foundation, responsible, complexity, documentation, briefing, theme, human and material resources, target audience, Team training, debriefing and evaluation. The analysis of the results in the second stage occurred in two moments, the first with the statistical analysis of the results from the scales and a descriptive analysis of student responses during telessimulation. In the first moment, a descriptive analysis was performed considering the PIEPER Knowledge Test before and after educational intervention. To identify if the average pre and post-intervention points were statistically different, it was considered the signaled classification test of Wilcoxon (1945). After the analysis of the knowledge presented by the participants before and after the intervention, specific evaluations were made about the intervention it self applied, using scales: simulation design scale (EDS) and satisfaction scale of students and self -confidence with learning (ESEAA). Conclusions: Scenarios simulated were validated for the teaching and learning of nursing students, to Evaluate and treat pressure injury in the hospital and home context. The educational strategy of telessimulation used in this study allowed the comparative evaluation of the perceptions of students in prevention, evaluation and treatment in pressure injury, characterizing the level of knowledge in pre and post educational intervention. | eng |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
dc.subject | Simulação | por |
dc.subject | Lesão por Pressão | por |
dc.subject | Estudantes de Enfermagem | por |
dc.subject | Educação em Enfermagem | por |
dc.subject | Avaliação em Enfermagem | por |
dc.title | Percepções de estudantes de enfermagem sobre o uso da simulação clínica para o ensino e aprendizagem na prevenção, avaliação e tratamento em lesão por pressão | por |
dc.title.alternative | Perceptions of nursing students about the use of clinical simulation for teaching and learning in the prevention, evaluation and treatment of pressure injuries | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Girão, Fernanda Berchelli | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9999840170649511 | por |
dc.description.resumo | Objetivo: realizar a caracterização do conhecimento dos estudantes de enfermagem antes e
após capacitação expositiva e dialogada e a participação telessimulada, avaliando as
implicações da simulação clínica na autoconfiança e satisfação dos participantes após as
experiências simuladas. Método: estudo metodológico, desenvolvido em duas etapas com uso
de cenários clínicos simulados construídos por meio do referencial de Fabri e normas de
práticas recomendadas da International Nursing Association for Clinical Simulation and
Learning. A seleção dos juízes seguiu os critérios de Fehring e snowball technique, a coleta de
dados ocorreu em duas etapas conforme Delphi. A análise dos resultados considerou o nível de
concordância 0,80. Resultados: dois cenários foram validados resultando o Scale-Level Content
Validity Index global maior que 0,80; ambos compõem itens sobre o conhecimento prévio do
aprendiz, objetivo geral e específicos de aprendizagem, fundamentação teórica, responsáveis,
complexidade, documentação, Briefing, tema, recursos humanos e materiais, público-alvo,
treino da equipe, Debriefing e avaliação. A análise dos resultados na segunda etapa ocorreu em
dois momentos, o primeiro com a análise estatística dos resultados oriundos das escalas e uma
análise descritiva das respostas dos estudantes durante a telessimulação. No primeiro momento,
foi realizada uma análise descritiva considerando o Teste de Conhecimento de Pieper antes e
depois da intervenção educativa. Para identificar se a média de pontos pré e pós-intervenção
foram estatisticamente diferentes, foi considerado o teste de classificação sinalizada de
Wilcoxon (1945). Após a análise do conhecimento apresentado pelos participantes antes e
depois da intervenção, foram realizadas avaliações específicas acerca da própria intervenção
aplicada, utilizando as escalas: Escala do Design da Simulação (EDS) e Escala de Satisfação
dos Estudantes e Autoconfiança com a Aprendizagem (ESEAA). Conclusões: cenários
simulados foram validados para o ensino-aprendizagem de estudantes de enfermagem, para
avaliar e tratar Lesão por Pressão no contexto hospitalar e domiciliar. A estratégia educativa de
telessimulação utilizada neste estudo permitiu a avaliação comparativa das percepções dos
estudantes na prevenção, avaliação e no tratamento em Lesão por Pressão, caracterizando o
nível de conhecimento no pré e pós intervenção educativa. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM MEDICO-CIRURGICA | por |
dc.description.sponsorshipId | Processo n. 2019/17915-8 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/5153607172881602 | por |
dc.publisher.course | Enfermagem - Enf | por |