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Produto assistivo para pessoas com deficiência visual: projeto de diferenciador de cédulas
dc.contributor.author | Ianae, Lucas | |
dc.date.accessioned | 2023-03-30T16:20:15Z | |
dc.date.available | 2023-03-30T16:20:15Z | |
dc.date.issued | 2023-03-23 | |
dc.identifier.citation | IANAE, Lucas. Produto assistivo para pessoas com deficiência visual: projeto de diferenciador de cédulas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17569. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17569 | |
dc.description.abstract | Assistive Technology (AT) is defined as being an area of knowledge, of interdisciplinary characteristics, which includes products, resources, methodologies, strategies, practices, and services that aim to promote the functionality, related to activity and participation, of people with disabilities, impairments, or reduced mobility, aiming at their autonomy, independence, quality of life and social inclusion (BRASIL, 2009). This article aims to analyze the prototype of an assistive product through a case study of a project developed in the Assistive Technology discipline offered in the Production Engineering course at a public university in the state of São Paulo, Brazil. To define the project, difficulties faced daily by people with visual impairment were discussed in the classroom and possibilities for developing an assistive product that could provide a more inclusive routine or day-to-day life were raised. With this survey in hand, the project of a 'note differentiator' was defined as capable of allowing the visually impaired user autonomy during their purchases. From the evaluation of the prototype, the following characteristics stand out as results: low production cost; easy manufacturing in a domestic environment and without the need for technical knowledge; and portability so the user can carry it in their pocket. It was concluded that the proposed development of assistive products in the production engineering course can train these future professionals, highlighting the importance of inclusion in projective activities. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Tecnologia assistiva | por |
dc.subject | Recurso tátil | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Assistive technology | eng |
dc.subject | Tactile feature | eng |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.title | Produto assistivo para pessoas com deficiência visual: projeto de diferenciador de cédulas | por |
dc.title.alternative | Assistive product for visually impaired people: banknote differentiation project | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Fontes, Andréa Regina Martins | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4848646681792317 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Moram, Camila Barros de Miranda | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0402031545973638 | por |
dc.description.resumo | A Tecnologia Assistiva (TA) é definida como sendo uma área do conhecimento, de características interdisciplinares, que inclui produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que visam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação de pessoas com deficiência, deficiências, ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social (BRASIL, 2009). O objetivo deste artigo é analisar o protótipo de um produto assistivo por meio de um estudo de caso de um projeto elaborado na disciplina de Tecnologia Assistiva oferecida no curso de Engenharia de Produção de uma universidade pública do estado de São Paulo, Brasil. Para definição do projeto, discutiu-se em sala de aula dificuldades enfrentadas cotidianamente por pessoas com deficiência visual e levantaram-se possibilidades de elaboração de um produto assistivo que pudesse proporcionar uma rotina ou um dia a dia mais inclusivos. Tendo em mãos este levantamento, foi definido o projeto de um ‘diferenciador de cédulas’, capaz de possibilitar autonomia ao usuário com deficiência visual durante suas compras. A partir da avaliação do protótipo, destacam-se as seguintes características como resultados: baixo custo de produção; fácil fabricação em ambiente doméstico e sem necessidade de conhecimentos técnicos; e portabilidade para que o usuário possa carregar no bolso. Concluiu-se que a proposta de desenvolvimento de produtos assistivos no curso de engenharia de produção pode capacitar esses futuros profissionais destacando a importância da inclusão nas atividades projetivas. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO | por |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | por |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.publisher.course | Engenharia de Produção - EP-So | por |