Mostrar el registro sencillo del ítem
Segurança dos ciclistas: uma abordagem analítica
dc.contributor.author | Santos, Stefano Amaral Bispo | |
dc.date.accessioned | 2023-04-05T12:48:40Z | |
dc.date.available | 2023-04-05T12:48:40Z | |
dc.date.issued | 2023-03-31 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Stefano Amaral Bispo. Segurança dos ciclistas: uma abordagem analítica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17602. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17602 | |
dc.description.abstract | The purpose of this work is to conduct a study on general instruments that allow and ensure cyclist safety in urban spaces, analyzing what is already implemented and what can still be done, and looking for ideal scenario for this type of system user. In this way, existing methods and infrastructure that guarantee their safety were qualitatively and analytically evaluated. The analysis was based on articles and manuals related to the topic. Also, through a form, qualitative data was obtained regarding how safe cyclists felt when traveling their route, as well as infrastructure questions. Therefore, the aim is to identify improvements to be made in urban spaces, especially in Brazil, so that cyclists can really have their safety guaranteed and bicycle transportation is increasingly used. Through the analysis of the collected data, it was possible to perceive the country's cycle infrastructure, although there is a certain bias in the data due to the number of respondents and their location. Based on the collected data, it was determined that when the traffic region does not have a cycle lane or cycle track, users feel less safe. It is clear that infrastructure has great relevance in this regard. To make people feel more comfortable and safe when cycling, adequate infrastructure is necessary, with a cycle lane and/or cycle track with proper signaling. | eng |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Segurança do ciclista | por |
dc.subject | Espaço urbano | por |
dc.subject | Infraestrutura | por |
dc.subject | Trânsito | por |
dc.subject | Bicicleta | por |
dc.subject | Mobilidade Urbana | por |
dc.title | Segurança dos ciclistas: uma abordagem analítica | por |
dc.title.alternative | Cyclists' safety: an analytical approach | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Hirosue, Fernando Hideki | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4091598921285700 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo realizar o estudo em relação a instrumentos gerais que possibilitem e garantam a segurança do ciclista no espaço urbano, analisando o que já está implementado e o que ainda pode ser, buscando um cenário ideal para este tipo de usuário do sistema. Desta maneira, foram avaliados qualitativamente e analiticamente os métodos e infraestrutura existentes que garantam a segurança dos mesmos. A análise foi baseada em torno de artigos e manuais relacionados ao tema. Também, através de um formulário, se obteve dados qualitativos em relação ao quão seguro o ciclista se sentia quando percorria seu trajeto, além de questões em relação à infraestrutura. Com isso, busca-se constatar as melhorias a serem realizadas no espaço urbano, principalmente no Brasil, para que o ciclista realmente tenha sua segurança garantida e que o transporte por bicicleta seja cada vez mais utilizado. Através da análise dos dados coletados na pesquisa, foi possível ter uma percepção em relação à infraestrutura cicloviária do país, embora haja um certo enviesamento dos dados, devido à quantidade de respondentes e à localização dos mesmos. A partir dos dados coletados se aferiu que quando a região de trânsito não apresenta ciclovia ou ciclofaixa, os usuários se sentem menos seguros. Fica evidente que a infraestrutura tem uma grande relevância nesse quesito. Para que as pessoas se sintam mais confortáveis e seguras em trafegar com bicicleta, é necessária uma infraestrutura adequada tendo ciclofaixa e/ou ciclovia com uma sinalização adequada. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO E ORGANIZACAO DO SISTEMA DE TRANSPORTE | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | https://lattes.cnpq.br/7072780963414019 | por |
dc.publisher.course | Engenharia Civil - ECiv | por |