Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorAraújo, Willian Martins
dc.date.accessioned2023-04-05T18:32:55Z
dc.date.available2023-04-05T18:32:55Z
dc.date.issued2023-03-03
dc.identifier.citationARAÚJO, Willian Martins. Percepção de estudantes de enfermagem sobre o ensino da atenção à saúde de pessoas LGBTQIA+. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17619.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17619
dc.description.abstractObjective: to analyze nursing students' perceptions about their professional training for health care of LGBTQIA+ people. Methods: qualitative study, conducted with 19 nursing students through semi-structured interviews. Data were processed and worked through lexical analysis using IRaMuTeQ® software. Results: the textual corpus gave rise to two categories: professional nursing training on health of LGBTQIA+ people (subdivided into: curricular spaces addressing health of LGBTQIA+ people and Formative deficits for health care of LGBTQIA+ people) and Extracurricular spaces of professional training on health of LGBTQIA+ people (subdivided into: informal and extracurricular learning on health of LGBTQIA+ people and Work context and autonomy in learning about LGBTQIA+ health). Conclusion: addressing the health of LGBTQIA+ people in the training of nurses needs to expand beyond specific classes, which demands the creation of spaces within the curricular matrices that address the specificities required by this population, without, however, relegating them to extracurricular activities. Contributions to practice: problematization of the training of nurses for the health care of LGBTQIA+ people.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnfermagempor
dc.subjectEstudantes de enfermagempor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectMinorias sexuais e de gêneropor
dc.subjectNursingeng
dc.subjectStudents nursingeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectSexual and gender minoritieseng
dc.titlePercepção de estudantes de enfermagem sobre o ensino da atenção à saúde de pessoas LGBTQIA+por
dc.title.alternativeNursing students' perceptions of teaching health care to LGBTQIA+ peopleeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Borges, Flávio Adriano
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2146448542549482por
dc.description.resumoObjetivo: analisar a percepção de estudantes de enfermagem sobre sua formação profissional para atenção à saúde de pessoas LGBTQIA+. Métodos: estudo qualitativo, realizado com 19 estudantes de enfermagem por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados foram processados e trabalhados por meio de análise lexical com utilização do software IRaMuTeQ®. Resultados: o corpus textual deu origem a duas categorias: formação profissional de enfermagem sobre saúde de pessoas LGBTQIA+ (subdividida em: espaços curriculares que abordam a saúde de pessoas LGBTQIA+ e Déficits formativos para atenção à saúde de pessoas LGBTQIA+) e Espaços extracurriculares de formação profissional sobre saúde de pessoas LGBTQIA+ (subdividida em: aprendizagem informal e extracurricular sobre saúde de pessoas LGBTQIA+ e Contexto do trabalho e a autonomia na aprendizagem sobre saúde LGBTQIA+). Conclusão: a abordagem da saúde de pessoas LGBTQIA+ na formação de enfermeiros(as) necessita expandir para além de aulas pontuais, o que demanda a criação de espaços dentro das matrizes curriculares que abordem as especificidades requeridas por essa população, sem, no entanto, relega-las às atividades extracurriculares. Contribuições para a prática: problematização da formação de enfermeiros(as) para a atenção à saúde de pessoas LGBTQIA+.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3978495706923327por
dc.publisher.courseEnfermagem - Enfpor


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil